CONPOEMA Recebe…em setembro

CONPOEMA Recebe…em setembro

1 de setembro de 2016 0 Por Meire Ramos

Setembro chega com duas atividades da Cia do Escândalo, que acontecerão nas cidades de Franco da Rocha e Francisco Morato, na programação do “CONPOEMA Recebe…”.  O grupo Una Teatro que se apresentaria em Franco da Rocha, como divulgado anteriormente, cancelou sua apresentação por problemas de saúde de um dos atores, e remanejamos as atrações.

CR-160902-2No dia 2 de Setembro, às 21h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, receberá a atividade “Teatro, Corpo e Afeto – Demonstração de trabalho da Cia do Escândalo”, que abordará e demonstrará as práticas de pesquisa, na preparação e criação dos espetáculos, a partir da experiência que tiveram com os mestres do teatro e vida ao longo dos anos. No dia seguinte será possível conferir uma obra teatral do grupo, em Morato,  ambos com entrada gratuita.

CR-160903Inimigo é o décimo espetáculo da Cia do Escândalo, de Mogi das Cruzes e será apresentado no dia 3 de Setembro, às 20h, na Casa de Cultura Vinícius de Moraes, em Francisco Morato.
A peça busca refletir sobre nossa facilidade quase que natural de fazer inimigos no dia-a-dia. O grupo se encontrou com a história do Ismail Kadaré, no livro ‘Abril Despedaçado’, o que gerou a reflexão que queriam fazer, falar sobre uma tradição de fazer inimigos. A junção da pesquisa física que o grupo desenvolveu ao longo de 21 anos de atuação, com o tema e a dramaturgia trazida pela obra do escritor albanês, resultou num espetáculo em que o público é conduzido a refletir sobre o quanto reproduz comportamentos e “mata o outro” por estar refém de tradições que não construiu. O grupo esteve próximo de grandes mestres do teatro nos últimos 3 anos, como Workcenter of Jerzy Grotowski (Itália), Eugênio Barba (Dinamarca), Contraelviento Teatro (Equador), com o diretor colombiano Jorge Romero Mora e com o ator e diretor brasileiro Donizeti Mazonas e foi muito influenciado pelos respectivos trabalhos e lições.

Sinopse
Baseado na obra do escritor albanês Ismail Kadaré, o espetáculo narra a história de Gjorg Berisha, um rapaz que faz parte de uma família envolvida numa relação de vingança e morte há mais de 70 anos com uma outra família, os Kryeqiq. A trama se passa na Albânia dos anos de 1930 e todas as relações sociais são reguladas por um código moral chamado Kanun, onde é formalmente previsto o direito de cada família, na sua vez, matar o inimigo com arma de fogo.

Endereços:
Centro Cultural Newton Gomes de Sá – Av. Sete de Setembro, s/n, Centro de Franco da Rocha
Casa de Cultura Vinícius de Moraes – Rua Azevedo Marques, 26 – Centro de Francisco Morato

Outras informações: 44888524

 

O CONPOEMA Recebe… é uma realização da Associação CONPOEMA, no ano de 2016 está contemplado pelo ProAC Tritório das Artes, pelo projeto Território CONPOEMA, e nessa edição conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha e da Secretaria de Cultura de Francisco Morato.

As atrações acontecem mensalmente com entrada sempre gratuita, acompanhe as próximas atividades da agenda CONPOEMA, clicando aqui.

Outras informações: 4488-8524