O estado de Revolta

O estado de Revolta

18 de julho de 2016 0 Por Meire Ramos

_MG_0601A cada apresentação do grupo Contadores de Mentira, de Suzano, somos todos transportados para um espaço extra-cotidiano, em que podemos entrar em comunhão, e imergir à obra. Na última sexta-feira, dia 15, o grupo trouxe para Franco da Rocha o espetáculo “Coma-me | O Estado de Revolta”, o terceiro apresentado em nossa região. Pela internet já era possível ver a repercussão da volta do grupo, e de fato o público já cativo, fez questão de comparecer e conhecer esta nova peça. Desta vez, já na recepção, o grupo trouxe uma convidada que fez uma intervenção poética-musical, com barquinhos de papel, convidando o público a escrever uma mensagem de como seria seu mundo ideal. Já sensibilizado, o público adentrou o Centro Cultural e foi convidado a estar no palco junto aos atores.

A pesquisa do Contadores de Mentira tem como base o teatro antropológico, e fez com que a obra a ser apresentada, montada pela primeira vez há quase uma década, fosse revisitada, e cada artista trouxe para cena suas questões mais urgentes, onde o aspecto pessoal foi posto a serviço do coletivo, refletindo sobre as camadas de privilégios dentro da sociedade.

O público foi colocado à mesa para um banquete um tanto intragável, sopas e pães eram servidos por criadas, enquanto se assistia a brutalidade presente nas relações sociais.

O mito do Leviatã é posto em cena, como a personificação da opressão estrutural, e vemos a saga de quatro personagens representando as classes oprimidas, marcadas pela violência. Toda a invisibilidade, desgraça e o medo, são transformados por eles em combustíveis para a revolta e enfrentamento. Depois de batalhas dolorosas e solitárias, os quatro se encontram, se reconhecem e se unem contra Leviatã. E com a bandeira vermelha estendida os personagens e também o grupo seguem para a revolução!

[slideshow_deploy id=’14806′]

Após duas horas e meia de espetáculo, o público ainda estava firme para um bate-papo com o grupo.

O espetáculo é impactante, com o peso necessário para os temas dos quais se trata, como as questões raciais e de gênero, e com a força para reacender o desejo e convocar os oprimidos a se rebelarem!

O CONPOEMA Recebe… é uma realização da Associação CONPOEMA, no ano de 2016 está contemplado pelo ProAC Tritório das Artes, pelo projeto Território CONPOEMA, e nessa edição contou com um espetáculo contemplado pela circulação do ProAC editais, e com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha.

As atrações acontecem mensalmente com entrada sempre gratuita, acompanhe as próximas atividades da agenda CONPOEMA, clicando aqui.