O giro do tempo no palco do Oxandolá!

O giro do tempo no palco do Oxandolá!

6 de junho de 2016 0 Por Mariana Moura

Ontem, dia 05, aconteceu mais um dia de programação do Oxandolá [In] Festa 2016, que deixou nosso domingo chuvoso lindo e encantador.

IMG_9179Almoçamos com os lindos integrantes do Grupo Andaime, que vieram lá de Piracibaca para comemorar a resistência do Oxandolá com a gente e apresentar o espetáculo “Lugar onde peixe pára”, construído na cidade sede do grupo, inspirado no universo caipira e em lendas da cidade e do rio de Piracicaba. Antes de vermos o espetáculo, o grupo dividiu sua história com a gente, tivemos a honra de bater papo com Antonio Chapéu, que ministrou a oficina; e os demais integrantes, que contaram suas experiências e vivências de participar de um grupo de teatro com mais de 30 anos de estrada, 30 anos construído com muita garra e determinação. Tod@s sabemos o quão difícil é trabalhar com arte na nossa região e no Brasil e nos fortalece demais ouvir outras experiências, situações difíceis e de superação de outros artistas. Essa troca nos renova e faz com que continuemos firmes na caminhada, que tem muito mais prazer e alegrias do que perrengues, no fim das contas. Conversar sobre teatro, sobre nosso trabalho com arte, o que escolhemos para nossas vidas, é necessário e nós, vendo o lindo documentário “O Teatro de Memória do Grupo Andaime”, ficamos ainda mais inspirados para continuar na labuta. Confira abaixo as fotos dessa vivência:

[slideshow_deploy id=’13546′]

IMG_9346A noite se aproximava e com ela, uma procissão adentrava no espaço do Centro Cultural de Franco da Rocha com a Festa do Divino, chamando tod@s os presentes para entrar no mundo caipira piracicabano, onde os personagens dançaram catira e outras danças folclóricas e entramos no mundo dos moradores da beira do rio. Durante o espetáculo, conhecemos personagens trabalhadores, que cuidam de suas famílias fazendo pamonha, pescando e vivendo a vida com a simplicidade de quem aproveita os pequenos momentos e crê em mitos como “Nhala Seca” e o “Turco que come crianças”, assustando as pequenas crianças do lugar. O espetáculo traz imagens que encantam a visão dos espectadores, que assistiram à peça sem desgrudar os olhos dos cenários, adereços e interpretações, que merecem destaque, pois o espetáculo tem 20 anos de história e as cenas fluem, os atores tem uma integração que só esse tempo todo proporciona, a nós que assistimos, só resta a emoção de ver um canavial, um rio e muitos risos e alegrias tão bem mostrados pra gente. Gratidão eterna ao Andaime e se você perdeu, curta as lindas fotos!

[slideshow_deploy id=’13557′]

IMG_9807E em contraste com esses 30 anos de história, no final da noite, tivemos o prazer de ver o jovem Elves Ferreira cantando e tocando pra tod@s, era para a apresentação acontecer na Casa de Cultura de Franco, mas por motivo de chuva, improvisamos uma sala no Centro Cultural, que ficou bem aconchegante e quente, para alegria da galera, que enfrentou o frio para ver o show. Elves tem a ousadia que a juventude nos proporciona, o cantor e compositor já havia se apresentado no Comboio das Artes e no CEU das Artes de Francisco Morato, em apresentações mais tímidas, sentado com seu violão. Mas desse vez, ele ousou, fez um show sem banco, tocando seus violões em pé e com muita atitude e ânsia por música, que é o que move esse rapaz guerreiro. Ele tem muita vontade no palco, ele comove, faz com que nossos olhos brilhem, ele é intenso, ele transborda e a gente transborda junto com ele, se alguém não for apaixonado por música, vendo esse menino no palco, essa paixão nasce e fica pulsante no peito. Veja as fotos:

[slideshow_deploy id=’13624′]

Acho que um bom resumo para esse domingo, seria apaixonante. Vimos duas experiências únicas: o tempo e suas vantagens em cena e a juventude que transborda no palco! Permanecemos apaixonados pelo Oxandolá e por trabalhar com arte e cultura aqui na nossa região, o último final de semana do Oxandolá está aí:

No sábado, dia 11, tem Sarau CONPOEMA, no Espaço CONPOEMA em Francisco Morato, às 19h.
E no domingo, dia 12, tem “Conto de Todas as Cores”, no Campinho da Vila Palmares, em Franco da Rocha, a partir das 9h30.
E à tarde, às 17h, acontece o Circuito Rock Morato, no Espaço CONPOEMA, em Francisco Morato.

Outras informações: 44888524

O Oxandolá [In]Festa é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, e no ano de 2016, o evento conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, que através da sua Secretaria Adjunta de Cultura, co­realiza o festival junto com a gente.