O encanto da animação de bonecos no Oxandolá 2016

O encanto da animação de bonecos no Oxandolá 2016

18 de maio de 2016 0 Por Meire Ramos

(30)O Oxandolá [In]Festa desse ano foi presenteado com a participação da Cia. Noz de Teatro, dança e animação, atuante na capital paulista, que foi contemplada pelo edital do ProAC para circulação de espetáculos de teatro e aceitou nosso convite para integrar a programação do festival. Eles estiveram em Francisco Morato, apresentando o espetáculo “Cocô de passarinho” nos dias 15 e 16.
No domingo, dia 15, o CEU das artes recebeu duas atividades da Cia, pela manhã um Workshop de formas animadas, em que a diretora Ane, compartilhou o processo de criação dos espetáculos, e sensibilizou os participantes para a construção de bonecos, criados a partir de objetos simples como papeis e utensílios domésticos, unidos a muita imaginação. No workshop os participantes colocaram suas emoções para dar vida aos objetos, e experimentaram manipular aqueles seres nascidos do improviso. As crianças e adultos brincaram juntos e de lá saíram muitas propostas interessantíssimas. Um processo simples, mas profundamente rico.

[slideshow_deploy id=’13054′]
O CEU das artes nunca esteve tão efervescente, a população ocupando e dando sua cara ao espaço, com a presença massiva de jovens da comunidade, que levam seus carros tunados, e fazem a festa à sua maneira. Ao mesmo tempo em que acontecia o workshop, no CEU, os moradores se divertiam por todo o espaço, com as pipas, com o futebol, e com o playgraound, mas quando os bonecos ganharam vida, a sala de vidro ganhou muitos espectadores, que foram capturados pelo encanto da animação de bonecos.
E pela tarde, os pequenos e seus familiares adentraram a sala multi-uso, e experimentaram um momento único em que os bonecos do espetáculo “Cocô de passarinho” passaram a contar a história. Descrever a beleza do espetáculo é impossível, pois ele é carregado de informações e memórias que trazemos de nossa infância, como a referência dos desenhos animados, junto à magia do acontecimento ao vivo. A trilha da peça, a iluminação, e todos os detalhes escolhidos pela cia, nos encantaram de primeira. As fotos poderão mostrar um pouco do que foi essa linda experiência!

[slideshow_deploy id=’13077′]
Na segunda, dia 16, a Cia fez duas apresentações na APAE da cidade, que também foram muito bem recebidas pelo público, mesmo que apresentadas de forma mais simples, sem o recurso da iluminação, pois o público se encantou com os bonecos em tamanho real, e interagiu muito com a peça. Com um enredo descomplicado, os bonecos e a dança dos manipuladores nos fizeram viajar para um universo especial, cheio de graça e espontaneidade.
Ao final da tarde, uma das integrantes da cia Noz de Teatro, fez uma mediação com os alunos da APAE, em que os convidou a criar uma nova obra artística a partir do que assistiram; eles puderam desenhar seus personagens preferidos e o que mais havia lhes chamado atenção em um tecido, que ao final virou uma tela criada a muitas mãos.

[slideshow_deploy id=’13111′]

Quem se interessou, conheça um pouco mais sobre o belo trabalho dessa cia, que está com 11 anos de estrada, clicando aqui.

Acompanhe toda a nossa programação e compareça! Amanhã, dia 19, é dia de Efêmeras, um espetáculo teatral, que será apresentado no Centro Cultural de Franco da Rocha, às 20h.

É tudo grátis!

Para mais informações sobre o festival clique aqui ou ligue 44888524.

O Oxandolá [In]Festa é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, e no ano de 2016, o evento conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, que através da sua Secretaria Adjunta de Cultura, co­realiza o festival junto com a gente.