Um CEU cheio de passarinhos pra compartilhar esperança

Um CEU cheio de passarinhos pra compartilhar esperança

2 de maio de 2016 0 Por Fabia Pierangeli

15-16-05-CocoPassarinhoA Cia Noz de Teatro, Dança e Animação foi criada em 2004 com o intuito de unir as linguagens de teatro, dança, animação de objetos, música e artes plásticas, além de investigar novos materiais na confecção de bonecos, adereços e cenário, em busca de novas possibilidades cênicas. O grupo é formado por atores, bailarinos e artistas plásticos que concebem seus trabalhos em processos de pesquisas colaborativas.
Nos dias 15 e 16 de maio a Cia estará em Francisco Morato, para encantar crianças e adultos com o espetáculo “Cocô de passarinho”, que foi produzido em 2012, com recursos do ProAC editais e atualmente circula por diversas cidades do estado de São Paulo, também com recursos desse programa.
Já passou pela sua cabeça que a vida de uma cidade inteira pudesse ser transformada por um simples cocô de passarinho? Pois bem, é isso mesmo que acontece nessa história. Numa cidade, moradores se encontram todos os dias numa praça, mas não tem muito que falar. Suas vidas monótonas e sem perspectivas são transformadas por um problema que enfrentam todos os dias: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças. Um dia um vendedor de flores passa pela cidade e uma situação inesperada transforma a vida de todos eles.
Esse espetáculo foi criado a partir do livro que leva o mesmo nome da peça, de autoria de Eva Furnari. A encenação é feita por personagens/bonecos do tamanho humano, que ganham vida
através da técnica de manipulação direta. Os passarinhos utilizam a mesma técnica de
manipulação dos bonecos/personagens e voam livremente pelo espaço cênico fixados
em pontas de varas de bambu. A música composta exclusivamente para esta criação é
um corpo que compõe o trabalho, acompanha e delineia com suas notas e tons
reforçando a personalidade dos bonecos, dando vida e ritmo ao espetáculo.

Além das apresentações do espetáculo, a Cia trará também, para engrossar ainda mais o caldo dessa nossa deliciosa programação, um workshop, no qual compartilhará um pouco do processo de criação dos seus trabalhos. O Workshop de formas animadas será ministrado por Anie Welter, diretora do grupo e nele o participante irá adentrar de forma lúdica no universo da manipulação de bonecos e objetos, vivenciando jogos corporais, de voz, manipulação e dramaturgia. A Oficina acontecerá no dia 15, das 10 às 13h, antes da apresentação do espetáculo, no CEU das Artes, será focada no trabalho corporal do intérprete na manipulação e animação de objetos e bonecos; e pra participar, é só chegar.

As atividades que acontecerão no CEU das Artes integram a programação do OcupaCEU Morato, uma ocupação artística que acontece no espaço desde 2014 e tem como principal objetivo sensibilizar o poder público para a importância do funcionamento do local para os moradores de Francisco Morato e região.

Ficou curios@? Anote então as datas e locais das apresentações.

Quando? 15 de maio
O que? Das 10 às 13h – Workshop de formas animadas |15h – Espetáculo de teatro para crianças: “Cocô de passarinho”
Onde? CEU das Artes de Francisco Morato (Jardim Vassouras, Francisco Morato, SP). Apresentação aberta ao público em geral.

Quando? 16 de maio
O que? 10h30 e às 14h – “Cocô de passarinho”
Onde? APAE Francisco Morato. Apresentações exclusivas para alun@s da entidade.