Processo de Criação

Arapyau processo criacao


O Teatro Girandolá dá início ao seu mais novo trabalho: Ara Pyau – Contando histórias, trocando saberes.

O projeto “Ara Pyau – contando histórias, trocando saberes” foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural, um prêmio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que está financiando a montagem de um novo espetáculo teatral do Teatro Girandolá que estreará no mês de junho de 2012.

Esse novo trabalho tem como ponto de partida a cultura Guarani e se alicerça na convivência e na troca de experiências com os moradores das aldeias Tekoa Pyau e Tekoa Itu, localizadas no bairro do Jaraguá/SP.

Desde o início do projeto temos visitado as “Tekoas” semanalmente e conviver com esse povo tem propiciado ao Teatro Girandolá momentos de trocas inexplicáveis. Textos, imagens, conversas, oficinas, vídeos e uma infinidade de material que precisa ser compartilhado urgentemente.

Que esse espaço virtual possa ser mais um canal a contribuir com a propagação dessa cultura apaixonante, que nos arrebatou!

E o que significa Ara Pyau?

‘Ara Pyau’ na cultura Guarani abrange a primavera e o verão. Tempo de renovação da natureza, no qual as plantas e os animais da floresta se renovam. Período para procriação. Tempo de reunião e do fortalecimento dos espíritos.