Oficinas

Projetos Oficina

Oficina de Sensibilização Artística
As oficinas de Sensibilização Artística são desenvolvidas pelos arte-educadores da Associação Cultural CONPOEMA desde 2010 e se utilizam das diversas linguagens da arte, tais como: artes plásticas, teatro, dança, música, entre outras, para estabelecer um diálogo entre os participantes e o mundo. Essas oficinas aconteceram de 2010 a 2013, na sede da Associação, atendendo crianças da Vila Suíça e atualmente acontecem semanalmente no Complexo Hospitalar do Juqueri, com cerca de 30 pacientes/internos idosos.

Oficina de Teatro
A Oficina de Teatro é desenvolvida desde 2014 no Espaço CONPOEMA atendendo 30 jovens e adultos, a partir de 16 anos, de Francisco Morato e região, em 2 encontros semanais com 3 horas de duração cada, totalizando 24h ao mês. A mesma é dividida em dois períodos distintos em que são trabalhados, no primeiro, história do teatro, teoria da interpretação, exercícios de respiração, expressão vocal, corporal e interpretação, além de exercícios de improvisação e estudos de cenas. No segundo período trabalha-se uma montagem teatral autoral, em processo colaborativo conforme a metodologia adotada nos processos de criação dos espetáculos do Teatro Girandolá e que, ao final do processo, é levada a público.

Desenvolvimento: Associação Cultural Conpoema

Oficina de Elaboração e Formatação de Projetos Culturais

APRESENTAÇÃO:
A oficina de elaboração e formatação de projetos culturais tem carga horária de 21h e fornece ferramentas para que os participantes sistematizem suas ideias e desejos em forma de um projeto cultural. Os temas e atividades práticas estão pensados de forma a possibilitar uma formação básica para o início de um trabalho em produção cultural.

OBJETIVOS:
– Criar um espaço para discussão e reflexão acerca da importância da cultura, dos direitos culturais e das etapas que envolvem a produção cultural;
– Instrumentalizar artistas e realizadores culturais locais para sistematização de suas ideias e criações.

METODOLOGIA:
As aulas acontecem em dois módulos que se desenvolvem paralelamente: um módulo teórico, que aborda assuntos relacionados à produção cultural no Brasil e um módulo prático, onde os participantes exercitam os conteúdos abordados no módulo teórico. Ao final da oficina, cada participante tem no papel um projeto cultural de sua autoria e as ferramentas básicas para partir em busca da viabilização desse projeto, caso assim deseje.

Aula 1 – Roda de apresentação e expectativas em relação a oficina.
Teoria: Cultura e direitos culturais; Principais diferenças entre plano, programa e projeto.
Prática: Trabalho em grupo – Levamento de demandas de sua comunidade para a propositura de projetos. Socialização e avaliação dos trabalhos desenvolvidos em grupo.

Aula 2 – Etapas da produção cultural.
Teoria: Etapas da produção cultural e áreas de atuação; Roteiro de elaboração de um projeto cultural.
Prática: Trabalho em grupo – Propor um projeto e apresentar o que ele é, porque será desenvolvido, quais os objetivos e onde se pretende chegar com ele. Socialização e avaliação dos trabalhos desenvolvidos em grupo.

Aula 3 – As leis de incentivo à Cultura.
Teoria: Como viabilizar sua ideia (Editais, concursos, leis de incentivo, mecenato e recursos próprios).
Prática: Trabalho em grupo – Desenvolvimento de brieffing e do tópico apresentação do projeto.

Aula 4 – Formatação e apresentação de projetos.
Teoria: Formas alternativas de produção cultural.
Prática: Desenvolvimento dos tópicos objetivos, justificativa e metas de um projeto cultural.

Aula 5 – Formatação e apresentação de projetos.
Teoria: Análise de um edital e apresentação de um projeto cultural aprovado e um não aprovado em edital de chamamento público.
Prática: Trabalho em grupo – Desenvolvimento do Cronograma de trabalho e planilha orçamentária de um projeto cultural.

Aula 6 – Apresentação do projeto.
Prática: Finalização do projeto, socialização dos trabalhos desenvolvidos em grupo e avaliação da oficina.

Desenvolvimento: Associação Cultural Conpoema

Coordenadores: Roger Neves e Fabia Pierangeli

Galeria de fotos:

[print_gllr id=7335]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.