Concurso de Poesia

concurso_poesias

O Concurso de Poesias Professor Aparecido Roberto Tonellotti, é realizado anualmente, desde 2010. O concurso é dividido em três categorias: infantil, infanto-juvenil e adulto.

Seu processo acontece de fevereiro a junho: durante os meses de fevereiro a abril são realizadas as fases de divulgação e inscrição. No mês de maio as poesias recebidas são avaliadas por uma comissão composta por 5 escritores de Francisco Morato, Franco da Rocha e região.

No mês de junho, é realizada a premiação do concurso, dentro do Festival de Artes Oxandolá [In] Festa, onde os participantes premiados ganham uma obra de arte, feita por um artista plástico da região, além de serem entregues também menções honrosas e certificados de participação.

Os escritores que não comparecem na premiação, recebem os certificados, troféus e menções honrosas via correio, no mês de julho. As poesias premiadas também são publicadas no Informativo Ôxe! ao longo do ano. O concurso é destinado à poetas iniciantes ou não, e tem como principais objetivos incentivar a expressão literária em língua portuguesa, como manifestação crítica acerca do mundo em que vivem, de participantes das mais diversas idades, para a construção e elaboração dos pensamentos e transformação social da realidade.

Ao longo dos anos, a participação de crianças e adolescentes tem sido marcante, representando 70% dos inscritos, principalmente pelo estímulo através dos educadores que atuam na rede oficial de ensino. O concurso, embora focado na região de Francisco Morato e Franco da Rocha, possui caráter nacional, recebendo inscrições de todas as regiões do Brasil.

Veja as poesias clicando Aqui.

Últimas do Concurso

1 2 3 6