Escreva no ôxe!

Oxe escreva
Veja abaixo como colaborar com o informativo Ôxe! e ter seus textos, imagens e ilustrações publicados:

  1. Pedimos que nos envie, juntamente com o material, o nome do autor ou dos autores (caso sejam pessoas diferentes) dos textos e/ou imagens. Como padrão, utilizamos apenas um nome e sobrenome ou nome e pré-nome ou nome artístico.
  2. Quanto ao crédito ainda, temos outra informação que precisamos: um endereço de e-mail (para contato das pessoas que se interessarem pelo seu texto, imagem ou ilustração). Como opção, se preferir, podemos substituir o endereço de e-mail por endereço de seu blog ou site, caso tenha um.
  3. O Ôxe! é licenciado pela Creative Commons. Isso quer dizer que TODO o conteúdo do Ôxe! (incluindo seu texto, imagens ou ilustração, caso seja publicado) vai ser liberado para que qualquer pessoa possa usá-lo em obras derivadas ou redistribuir. Sendo assim, você tem que concordar com os termos dessa licença. Para saber mais sobre a licença que usamos, dê uma olhada em aqui.Um cópia dessa licença, de modo resumido, segue na primeira página do Ôxe! também.
  4. Por conta de termos espaço limitado e tentarmos conseguir espaço para todos, em geral, temos como limite de caracteres para os textos a marca de 2.500 caracteres. Para saber a quantidade de caracteres de seu texto, basta usar a ferramenta própria de seu editor de textos favorito. No BrOffice essa ferramenta pode ser acessada através do menu Ferramentas/Contagem de palavras. Em outros programas (Word, por exemplo) a opção deve ser similar.
  5. Pedimos que envie as imagens na mais alta resolução que puder (caso sejam escaneadas) ou no formato original baixado da câmera. Quanto maior a resolução/qualidade em que você tirar as fotos, melhor vai ser para publicarmos. Em geral, o formato JPG para imagens já serve bem. A quantidade de imagens por textos também é limitada por conta do espaço: duas imagens pelo texto, mais uma para o cabeçalho. Pedimos que envie as imagens em anexo ao e-mail, não dentro do próprio arquivo de texto.
  6. Pedimos também que mande o texto em formato de arquivo anexado ao e-mail (formato DOC do Word ou, de preferência, formato ODT do BrOffice). Evite enviar o texto como corpo do e-mail, isto é para evitarmos de “perder” seu texto no meio do monte de e-mails de nossa caixa de entrada e por conta dos programas que utilizamos para editar o informativo. Inclusive isso pode ajudar bastante, pois esses programas tem correção automática de texto e, dizemos por experiência própria, isso é realmente uma “mão na roda”! Sugerimos que você utilize a última versão do BrOffice, primeiro porque é um programa gratuito e, segundo, porque ele já vem com a correção automática para as novas regras do acordo ortográfico. Isso também é uma baita “mão na roda”! Você pode baixar e instalar o BrOffice por este site: www.broffice.org (funciona em Windows também).
  7. Se seu material é derivado de alguma outra obra (imagem, texto, ilustração, etc.) não se esqueça de dar os devidos créditos das obras originais segundo as indicações do próprio autor. Preferencialmente, procure utilizar conteúdo licenciado pela Creative Commons (saiba mais aqui). Se não for o caso, procure consultar o autor original sobre a possibilidade de veicular sua obra derivada por esta licença.

 

É isso! Nos enviando essas informações, seu material e concordando com nossos termos, publicamos seu artigo, imagem ou ilustração na próxima edição. Sinta-se a vontade para enviar quanto material você desejar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.