Quem somos

A Associação Cultural Confraria Poética Marginal – CONPOEMA, constituiu-se como entidade do terceiro setor, em outubro de 2012.

Com sede administrativa no município de Francisco Morato – SP, a Associação é composta por núcleos de produção cultural, produção teatral e produção jornalística, além de desenvolver projetos de formação e sensibilização artística, formação de público para as artes, e incentivo a leitura e escrita; com objetivo de promover o desenvolvimento da arte e cultura em Francisco Morato, Franco da Rocha e região, incentivar a livre expressão das pessoas, a fruição e profissionalização artística, bem como promover o desenvolvimento social da sua comunidade.

NOSSA HISTORIA

Nossa historia

Cultura vem do verbo cultivar, do latim colere. Cultivar, em seu significado mais puro significa trabalhar a terra para torná-la fértil.

Quando, pelos idos do ano de 2007, a Associação Cultural Confraria Poética Marginal – CONPOEMA começava a ser gestada, seus idealizadores e futuros fundadores, eram jovens produtores culturais, sonhadores, envolvidos com teatro, literatura, música, artes plásticas e se sentiam inquietos ao voltar os olhos para Francisco Morato e perceber, que diante da realidade que viviam, se nada fosse feito, muito dificilmente conseguiriam cultivar algo que pudesse um dia florescer e dar frutos, que trouxessem outros e novos sabores para a já então cidade-dormitório.

Naquele tempo, em Francisco Morato, não havia um único equipamento público de cultura e os dois únicos espaços que poderiam servir para a promoção de encontro e lazer para crianças, jovens e seus familiares, a Praça Belém e o CSU, já se encontravam sucateados e abandonados.

Cinemas, praças, parques, museus, centros culturais, teatros, bibliotecas, espaços tão necessários para a difusão artística e cultural, ainda hoje são um “luxo”, do qual a população moratense não está acostumada a usufruir.

A Associação Cultural CONPOEMA e todos os seus projetos, nascem da observação e constatação dessa árida realidade. O desejo de criar espaços que possibilitem à população de nossa região o acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais e de lazer, é o motor que faz girar cada uma de nossas ações.

Acreditamos que o acesso a experiências e manifestações artísticas e culturais é uma potente ferramenta de mobilização e transformação social, uma vez que, através desse contato é possível ampliar o universo cultural do indivíduo, possibilitando vivências que estimulam o convívio grupal, a participação na vida pública, a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos que contribuem diretamente para o alcance da autonomia e protagonismo social.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão


É com base em nossa visão, missão e valores que pautamos os nossos objetivos. Nessa página você entenderá porque. Ressalta-se em tempo que os objetivos estão divididos em duas categorias: os principais e os específicos. Acompanhe abaixo:

Missão
Promover o desenvolvimento da população de Francisco Morato, Franco da Rocha e região, através do apoio, difusão e desenvolvimento de projetos artísticos e socioculturais.

Visão
Ser referência na inserção artístico-cultural e na transformação social da população de Francisco Morato, Franco da Rocha e região, através da Arte.

Valores
A Associação Cultural CONPOEMA acredita em:
Transformação social – por meio do contato da população de Francisco Morato, Franco da Rocha e região com atividades artístico-culturais, como ferramentas para essa transformação;
Cooperação – a união e a proatividade do grupo, bem como o estabelecimento de parcerias, são fundamentais para a efetivação de projetos que buscam a transformação social por meio da Arte;
Valorização da Arte e da Cultura – devido a deficiência na disseminação de Arte e Cultura na região, busca-se a difusão da importância de atividades dessa natureza;
Desenvolvimento cultural – a cultura como resultado da ação da própria sociedade.

Objetivos principais

  • Promover a cultura junto à comunidade da região, com foco na valorização dos costumes e tradições locais.
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e digital, a geração de emprego e renda e a redução do êxodo rural e urbano, principalmente entre os jovens.
  • Concentrar em um único empreendimento os mais diversos espaços de convívio comunitário, para todo e qualquer tipo de manifestação artístico-cultural, tais como artes cênicas, artes plásticas, apresentações de dança, shows musicais e reproduções cinematográficas.
  • Tornar-se um empreendimento economicamente sustentável, com um programa estruturado de geração de receita e controle de custos.

Objetivos específicos

  • Contribuir para a capacitação profissional da população.
  • Contribuir para o incremento da receita da cadeia produtiva de setores da economia local, como educação, artes, turismo, hotelaria, gastronomia, transporte e outras relacionadas a eventos culturais.
  • Priorizar a mão de obra local para o exercício remunerado e/ou voluntário de atividades desenvolvidas pela Associação.
  • Propiciar debates, oficinas e cursos sobre a sustentabilidade regional, em suas vertentes socioeconômica e ambiental, incluindo o fomento a escolas profissionalizantes e universidades da região.
  • Fomentar a pesquisa, o registro e a preservação das práticas socioculturais, valorizando a diversidade e o combate à discriminação.
  • Promover o intercâmbio cultural entre as diferentes regiões brasileiras.