Os Brincantes Ambulantes

_MG_1159_mg_6951


Os Brincantes Ambulantes, do Teatro Girandolá, percorrem as ruas e espaços culturais com uma intervenção cênico-poética. São 4 personagens, criados do hibridismo dos brincantes da cultura popular e dos vendedores de porta em porta, e apresentam de maneira lúdica, poemas de poetas renomados da literatura nacional e também criações de poetas locais e de autoria do próprio grupo.

“Tem poema na garrafa
Tem poema no balão
Tem poesia na memória
E também no coração…”

Com muita poesia, música e alegria, Maria das Palavras (Fabia Pierangeli), João do Balão (Gilberto Araújo), Ana Cata-Lembrança (Meire Ramos) e Reymundo Rimador (André Arruda), desde maio de 2016 andam percorrendo as ruas e praças de Francisco Morato, Franco da Rocha e região. Nessa intervenção, os personagens seguem espalhando poesia e tudo vira motivo para uma troca afetiva.
Maria das Palavras distribui amostras grátis de poesias curativas, retiradas de sua farmacinha poética. João do Balão traz uma haste cheia de balões poéticos que se assemelha aos dos vendedores de algodão-doce, convidando o público a responder a seguinte provocação: “O que faz pulsar o seu coração?”.
Ana Cata-Lembrança é a moça que coleciona e troca histórias e memórias, que ficam guardadas em uma mala, repleta de sentimentos. Reymundo Rimador segue rimando e improvisando, levando a vida, em troca de sorrisos, comida, moedas ou seja lá o que for que tiverem pra trocar com ele. Eles são versões poetizadas de figuras tão características das periferias do nosso Brasil.

Os Brincantes Ambulantes são o resultado do trabalho pesquisa iniciado em fevereiro de 2015, quando o grupo passou a construir uma poética coletiva a partir de sua vivência periférica, o que o levou a mergulhar no universo da literatura marginal até o encontro com a cultura popular através dos repentes, quadrinhas populares e canções. Para chegar à figura dos vendedores de porta em porta foi um passo, uma vez que ainda hoje eles estão resistindo nas ruas com a alegria, tão própria aos brincantes.

Ficha técnica:
Texto, direção, sonoplastia, figurinos e maquiagem:
Teatro Girandolá (em processo colaborativo)
Elenco:
André Arruda,
Fabia Pierangeli,
Gilberto Araújo
Meire Ramos
Técnico de som e fotografia:
Roger Neves


Nossas perambulagens