#ProjetoViolar

Violar é o mesmo que desrespeitar, infringir, profanar, deflorar, estuprar.
Milhares de mulheres já foram, são ou serão violadas em todo o mundo. Milhares de mulheres brasileiras, crianças e adultas são violadas, cotidianamente.
Nosso país foi classificado, em 2015, como o 5º país no mundo que mais mata mulheres e a maioria desses assassinatos são cometidos por homens que fazem parte do círculo familiar da vítima.
Os dados referentes à violência doméstica e à violência contra a mulher são alarmantes, são inadmissíveis.
E para discutir esse assunto, para colocar em foco essa realidade em nossa região, nasceu o projeto Vi-o-lar que, idealizado pela Associação Cultural CONPOEMA, prevê uma série de ações que já estão sendo desenvolvidas nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha, desde o final do ano de 2015.

.

 

PAINEL “PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E CRIANÇAS”

Nossa primeira ação aconteceu no CEU das Artes de Francisco Morato, com a composição de um painel, utilizando a técnica de lambe-lambe, com a temática “Pelo fim da violência contra mulheres e crianças”. Esse painel já foi replicado no Centro Cultural e na Biblioteca Municipal de Franco da Rocha, com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura, no Projeto Casa da Luz Vermelha e no ponto de ônibus próximo da Associação Cultural CONPOEMA, em Francisco Morato. Veja abaixo algumas fotos do painel do Centro Cultural:

[slideshow_deploy id=’13665′]

E junto com essa ação, nasceu também uma campanha (#projetoviolar), com dois focos:

1) Queremos replicar esse painel em outros lugares públicos. Se você tem uma parede livre, num local de grande circulação de pessoas, convide-nos, que replicaremos esse painel nela.

2) Se você é mulher e se posiciona contra qualquer tipo de violência contra mulheres e crianças, faça como nós, tire uma foto com a sua mensagem e envie para publicarmos. Se quiser, podemos combinar também uma seção de fotos aqui no Espaço CONPOEMA. Mais de 50 mulheres já aderiram à campanha e tiraram suas fotos. Entre nessa campanha você também! Curta as fotos abaixo e participe!!!

[slideshow_deploy id=’17560′]

 

INTERVENÇÃO CÊNICA VI-O-LAR

Paralelamente a campanha #projetoviolar, Fabia Pierangeli e André Arruda, integrantes do núcleo artístico da CONPOEMA, estão estudando sobre a violência doméstica e a partir desse estudo, criaram uma intervenção cênica, que vem sendo apresentada desde agosto de 2016. Essa intervenção aborda diversas facetas da violência doméstica e coloca o público em contato com o assunto, de maneira poética e ao mesmo tempo, cortante. Após cada apresentação é aberta uma roda de conversa e esse certamente é o momento mais rico dessa intervenção. Ao longo das apresentações e rodas de conversa, temos percebido o quanto a violência doméstica faz parte de nossos cotidianos e o quanto tentamos fingir, ou esquecer que ela existe e faz vítimas a todo instante. Confira abaixo fotos da apresentação realizada em 25/11/2016, no CEU das Artes de Francisco Morato, em apoio ao dia internacional da não violência contra a mulher, num evento promovido pelo Núcleo de Prevenção à Violência de Francisco Morato:

[slideshow_deploy id=’17009′]

 

BATE-PAPO

A linguagem do áudio visual também está presente no Projeto Vi-o-lar. Temos conversado com mulheres que foram vítimas de violência doméstica e também com profissionais que trabalham no atendimento dessas vítimas. Essas conversas vêm sendo gravadas e disponibilizadas em pequenos vídeos pela internet. Para essa ação contamos com Mariana Moura, numa fundamental parceria. Futuramente, pretendemos que todo esse material seja transformado em documentário. Por hora agradecemos a cada mulher que se disponibilizou a compartilhar suas histórias conosco, no intuito de que o sofrimento vivido e superado por elas, se tornem inspiração para que possamos continuar combatendo todo e qualquer tipo de violência.

Bate-papo 1

Bate-papo 2

Bate-papo 3

Bate-papo 4

Outras ações virão por aí, fique de olho e junte-se a nós. Diga não a violação de mulheres e crianças! Diga não ao machismo! Diga não a cultura do estupro! Diga não a misoginia!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.