Santo e Menino

Santo e Menino

27 de outubro de 2015 0 Por Meire Ramos

são jorge meninoA Cia São Jorge de Variedades atua na cidade de São Paulo há 15 anos, neste tempo, montou 09 espetáculos, e se tornou referência teatral na cena paulista. Muitos artistas e interessados no geral, saíram de suas cidades para conhecer o trabalho desenvolvido na capital e as inúmeras histórias contadas pela Cia, como uma saga de um Santo Guerreiro e um Herói Desajustado, ou como a de descobrir quem era, onde estava e pra onde ia, e até percorrer por um trajeto de seis horas pelo bairro da Barra Funda, dentre muitas outras vivências nas ruas de São Paulo.
Mas neste fim de semana, foi a São Jorge quem veio até nós, para compartilhar, através de uma oficina, o processo de criação de seus espetáculos, e possibilitar que centenas de novas pessoas tivessem contato com seu encantador espetáculo infantil.
Na sexta-feira, dia 23, Marcelo, o próprio Dom Quixote do Santo Guerreiro, ministrou a oficina no Espaço CONPOEMA, em que trabalhou com elementos de consciência corporal e coro cênico, despertando a presença e criatividade do ator, resultando em poucas horas, num trabalho de criação coletiva.
No sábado pela manhã, o centro de Morato encheu-se de gente, para conhecer a história do Menino de rua que foi confundido com uma estátua de um santo.
São Jorge Menino parecia uma festa no meio da cidade, com a liberdade da rua, com muita música, com desenhos gigantes sendo feitos no chão, com a plateia participativa a percorrer por um calçadão, dando vida a cada trecho do espaço no decorrer daquela história. Uma história que contava com muitas referências, numa linguagem lúdica onde o sonho e o mundo real podem se misturar e se confundir, como são as brincadeiras de criança.

[slideshow_deploy id=’9829′]

No domingo, a vizinha Franco da Rocha, também recebeu o belo trabalho, mas desta vez num espaço fechado, por conta da possibilidade de chuva. Não choveu, mas não podemos dizer que quem viu o espetáculo no Centro Cultural da cidade perdeu em qualidade, de maneira nenhuma. Podemos dizer que ali ele ganhou outra dimensão. O universo fantástico da história foi ainda mais potencializado, fazendo com que os pequenos visitassem muitas sensações, passando pelo medo, encantamento, alegria, e muito mais! E das crianças aos adultos, todos embarcaram na deliciosa história do menino que tenta salvar Mariela e seus irmãos, das garras dos dragões da cidade.

[slideshow_deploy id=’9882′]

A visita da São Jorge à nossa região foi uma parceria entre a Associação CONPOEMA e a Cia, através da sua circulação pelo ProAC, integrando a programação do projeto “CONPOEMA Recebe…”.

Nesta edição, o projeto contou com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha e de Francisco Morato.

As atividades do projeto são mensais e gratuitas, e no começo de novembro teremos o grupo de teatro Contadores de Mentira e o Circuito rock Morato. Clique e saiba mais informações.

Ou pelo telefone: 44888524.