A Associação CONPOEMA nasceu!

2 de novembro de 2012 0 Por Meire Ramos

Há algum tempo, nós, do Teatro Girandolá junto com o Informativo Ôxe, Teatro em Carne & Osso e Má Cia. de Teatro começamos a pensar e conversar sobre como poderíamos ampliar e potencializar a realização das ações culturais que temos desenvolvido em Franco da Rocha, Francisco Morato e região. E no começo desse ano, resolvemos nos juntar para criar e oficializar (registrando legalmente) a Associação Cultural Confraria Poética Marginal – CONPOEMA. Foram muitas horas de troca de conversas, ideias, redação de estatuto, atas, reunião de fundação, orientações jurídicas e de contabilidade, vai e volta no cartório de registros, reconhecimentos de firmas, pagamento de taxas e mais taxas, Receita Federal e tudo mais, depois de um bom tempo nessa parte burocrática, finalmente fundamos oficialmente nossa Associação CONPOEMA, que uniu de uma vez por todas essas quatro iniciativas que já vinham trabalhando em parceria.

E no dia 20/10 (que coincidentemente ou não, era dia do poeta), realizamos o 1º Sarau CONPOEMA para comemorar essa nova etapa para o nosso coletivo. O Sarau, que aconteceria no calçadão em frente à antiga Biblioteca de Franco da Rocha, teve que ser transferido para dentro do prédio por causa da chuva, que teimou em lavar as ruas franco-rochenses o dia todo e só parou bem perto da hora de nosso Sarau começar. A festa começou a todo vapor, com uma bela reflexão acerca das lacunas que se formam em nossas vidas e de toda a dor e sofrimento que elas podem causar, com a leitura dramática do texto “Lacuna”, de Eduardo Brisa com atores da Cia. Teatro da Investigação, do Teatro Girandolá e da Má Cia. de Teatro. Aos poucos outras pessoas foram chegando e entendendo o que estava acontecendo por ali, naquele palco improvisado na Casa de Cultura de Franco da Rocha (antiga Biblioteca Municipal) e foi improvisando, lendo, cantando e desabafando que todos os presentes começaram a tomar parte naquele Sarau.

Teve Legião Urbana, Pitty, Cássia Eller, Beto Bellinati, música clássica, Jéssica Lorenzo, Carlos Drummond de Andrade (poesias vindas de todo o Brasil, do projeto do RJ – Declame para Drummond 2012), teatro, André Arruda, Gilberto Araújo, Marcelo Paixão, Caio Cury, Stephanie D’Agnes, Josué, George de Paula, Shirla Pereira, Clarice Lispector, Mariana Moura, Meire Ramos, Messias Silva, Vânia de Freitas, Taís Ferreira, poesia, Roseli Garcia, Fabia Pierangeli, Guigo, Nathalia Rocha, Diogenes e Paula Fernanda, música popular, Edu Brisa, Juliana Crifes, Isaur, Cristiane Proença, Mariana Speratti, Tawanna D’Agnes, cirandas, em uma deliciosa noite que possibilitou o encontro e a comunhão de dezenas de almas pensantes, que mais uma vez, fortaleceram a nossa luta, somando forças na nossa caminhada, que não teria o menor sentido sem a participação de todos que estavam lá, e de todos os que acompanham, colaboram e acreditam no nosso trabalho.

Pra nós, foi uma noite muito especial! Aproveitamos para agradecer a cada um que esteve lá colorindo aquele espaço, poetizando aquela cidade, a cada cidadão-artista, a cada poesia dita, música cantada, cena apresentada, a cada aplauso, a cada sorriso e a tudo o que fez daquela noite de sábado mais um dia que valeu a pena.

Percebemos que o primeiro Sarau CONPOEMA deu certo, então, vem mais pela frente, no dia 17/11 e no dia 15/12, você pode levar sua poesia, sua música, sua cena, sua alegria e tudo mais que couber no sarau e comparecer na atual Casa de Cultura de Franco da Rocha (antiga Biblioteca Municipal), a partir das 19h pra curtir mais uma noite gostosa de troca e fortalecer a nossa CONPOEMA.
Para saber mais sobre a Associação Cultural CONPOEMA, acesse o blog: conpoema.blogspot.com.br e saiba mais sobre nossas outras ações.