Faca que não corta

Faca que não corta

8 de setembro de 2015 0 Por Meire Ramos

(18)O CONPOEMA Recebe… trouxe no último sábado, dia 05 de setembro, a atriz Izabel Lima para o Espaço CONPOEMA, em Morato. A vinda da atriz gerou desde sua chegada, uma série de discussões, quando compartilhou com as atrizes do Teatro Girandolá, o processo de montagem que resultou no espetáculo que iria apresentar a noite, trocando muitas figurinhas a respeito de suas vivências e do empoderamento feminino.

“Faca que não corta”, a sua performance teatral, foi apresentada ao público às 20h, na plateia, em sua maioria, mulheres, entre 20 e 35 anos, e alguns poucos homens.

A atriz trouxe a tona, o matrimônio naturalizado e imposto pela sociedade, ainda hoje, como via de regra para a felicidade. O espetáculo, através do conto “o caso do vestido”, de Drummond, e de depoimentos colhidos em oficinas na Fundação Casa, apresenta histórias com finais não tão felizes, de mulheres que são subjugadas pelos seus parceiros, e que depositam toda a sua possibilidade de felicidade no outro, muitas vezes esquecendo-se de si mesmas.

Uma personagem que espera pelo marido que nunca vem, e se transforma quase em uma aberração, tamanho exagero na sua maquiagem para a cerimônia, suas dezenas de poses felizes para as fotos solitárias, personifica a ideia de casamento também vinculado ao capitalismo e ao mundo das aparências.

E o que está por trás de tudo, no dia-a-dia, as dores, a baixa autoestima das esposas, a violência, enconde-se em baixo do tapete.

[slideshow_deploy id=’8543′]

O trabalho proposto é de suma importância, por levantar este tapete,  e abrir espaço dentro da própria cena para que sejam colocadas pela plateia suas histórias de amor, histórias de amor reais, que são muitas vezes carregadas de sentimentos que não são tão belos como os apresentados nos contos de fadas.  Através da apresentação, e do diálogo acerca da obra, é possível que mulheres que sofrem diariamente, possam enxergar uma outra direção.

Se você assistiu ao espetáculo, também pode registrar abaixo seus comentários.

Por motivos de saúde, as atividades do “CONPOEMA Recebe…” do dia 04/09, que aconteceria no centro cultural de Franco da Rocha foram canceladas.
A atriz e oficineira Érika Moura, da Cia CON-FÉ-SÓ, ficou impossibilitada de comparecer ao evento, a oficina de Contato-improvisação e o espetáculo “Leontina”, serão remarcados para data futura. Lamentamos imensamente o ocorrido, e contamos com a compreensão de todos.
Acompanhe o “CONPOEMA Recebe…”, e demais atividades também pelo facebook.