Estamos em [Des]Construção!

Estamos em [Des]Construção!

12 de setembro de 2017 0 Por Meire Ramos

_MG_1351No sábado passado tivemos mais uma deliciosa noite no Sarau CONPOEMA, com a presença de artistas e militantes da cultura da região, e como também já tem se tornado uma forte presença das crianças da comunidade, neste sábado não foi diferente, elas contribuíram muito com suas participações, que sempre nos deixam de boca aberta, surpresos com tamanha criatividade e espontaneidade.

Durante a noite tivemos também a participação de músicos e poetas, e do querido cartunista Betto Souza, que teve uma tirinha da sua coleção “Pipa” publicada nesta edição do Zine Poesias do Fronte – A cidade armada em versos, que apresenta um menino apaixonado por pipas, e que deseja voar alto como elas. A obra é a coisa mais linda, e chamou muito a atenção da garotada, que por sinal, elogiou a iniciativa do Betto.

Os causos cotidianos ganharam espaço no microfone, trazendo alguns desabafos pessoais que se tornaram importantes reflexões sociais, e fez deste encontro um espaço muito significativo para exercício do nosso pensamento, com bastante participação dos presentes, expondo seus diversos pontos de vista, abrindo um diálogo mais aprofundado, como por exemplo, num dos debates que surgiram a respeito dos espaços de representatividade criados por militantes do movimento negro na arte e publicidade, e que o Betto, também militante, fez questão de defender, e conduzir nosso olhar pra importância dessas ações afirmativas, para que não caiamos neste lugar de discurso do “racismo reverso”.

[slideshow_deploy id=’20690′]

O sarau nos propõe esta construção coletiva, a fim de debater a nossa realidade, e é importante lembrarmos que não há problemas em desconstruir aquele velho discurso, na verdade, é ótimo estarmos abertos para aprendermos uns com os outros. E é sempre bonito ver como evoluímos e como nos aproximamos a partir desses encontros. Participe das próximas edições, contribua com manifestações artísticas, ou mesmo trazendo assuntos importantes para o debate.

O sarau acontece mensalmente no Espaço CONPOEMA, que fica na Av. São Paulo, 965, na Vila Suíça, em Francisco Morato, e a entrada é franca.

O Sarau CONPOEMA e o Slam da Roça estão contando com recursos do ProAC Saraus, edital do Governo do Estado de São Paulo, para realização até outubro de 2017.

Vale lembrar que ainda nesta semana acontecerão mais dois saraus aqui na nossa região, o Sarau Estação Poesia, na próxima sexta, dia 15, em Franco da Rocha, e o Encontrão Poético, no sábado, dia 16, em Morato.

Outras informações: 4488-8524.