Slam Junino!

Slam Junino!

29 de junho de 2017 0 Por Meire Ramos

_MG_7058São João! São João! Acende a fogueira do meu coração!
E os nossos corações foram acesos no último 24 de junho, dia de São João! Se, por um lado, não tínhamos uma fogueira, por outro, tivemos muito calor humano, muita poesia e, como sempre, muita diversão!
A poeta homenageada, Mel Duarte, brindou-nos com sua voz e suas ideias, mostrando-se uma artista versátil, com uma produção literária que vai além do (tão necessário) enfrentamento poético.
“As lágrimas são a hemodiálise da alma.”
No começo da noite, poucas pessoas estavam presentes. Iniciamos o microfone aberto com meia dúzia de gente. Mas logo o movimento cresceu! Nosso público foi chegando e esquentando a noite de São João!
Seis poetas participaram do SLAM da Roça e, após duas rodadas com todos participando, tivemos uma final, com Thiago Delau, organizador do SLAM CONVICTO; Ana Moraes, habitué de nossa disputa como ouvinte e, pela primeira vez, competindo; além de Felipe Nikito, terceiro colocado geral na final do ano passado!
Forte! Rico! Diverso!
Thiago, que também é cantor e compositor, mandou uma música nova, cheia de pausas e suspensões poéticas, com ideias que se emendam e completam. Conseguiu 29,7 pontos!
Ana trouxe suas ideias de resistência através das palavras, afirmou: Eu sou pretinha, conquistou a plateia e, mesmo sendo uma estreante, arrancou 29,9 pontos!
Nikito fechou a rodada, fechou os olhos, fechou com chave de ouro e abriu nossas mentes ao contar a história de Stevie Wonder. Um poema de sua autoria que já está se tornando um clássico. Na hora de receber as notas… 29,9! Tivemos um empate!
Contudo, nos nossos critérios de desempate, somando as notas das rodadas anteriores, Felipe Nikito sagrou-se nosso Capiau do Slam Junino, garantindo vaga para a final do dia sete de outubro!

[slideshow_deploy id=’19915′]
Parabéns Felipe e a todxs xs poetas participantes! Foi lindo ver e ouvir!
Mais uma vez, quem ganhou, foi a POESIA!
Estamos vivos, estamos no corre! Em julho tem mais!
Aqui não tem patrão;
Noiz tamo na roça
e acolheita é toda nossa!

Texto: Beto Bellinati

Fotos: Meire Ramos

O SLAM da Roça é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, em 2017, esse evento e o Sarau CONPOEMA contam com recursos do ProAC Saraus. 

Outras informações: 4488-8524