Olha pro CEU!

Olha pro CEU!

20 de junho de 2017 0 Por Meire Ramos

IMG_2760Há mais de 03 anos frequentamos o CEU das artes de Francisco Morato, participando de mobilizações sociais, colaborando na construção e integrando o conselho gestor, e realizando eventos mensais junto com a sociedade, para a manutenção da programação cultural do equipamento. Muitas mãos e muita luta, pintamos paredes, fizemos painéis, plantamos árvores, replantamos árvores, levamos grupos de teatro, de circo e música para se apresentar, nos apresentamos, fizemos oficinas, e nos mantivemos sempre em ação.
Vemos resultados muito importantes, o maior deles é que o espaço é vivo, ocupado pela comunidade, passando dezenas de pessoas de muitas idades e grupos diferentes, jovens, adolescentes, adultos e crianças, que curtem o espaço à sua maneira, jogando vôlei, andando de skate, jogando futebol, empinando pipa, andando de bicicleta, ou brincando com os filhos, isso é incrível, um lugar cheio e diverso.
Porém, isso tudo também cria algumas necessidades especiais, para um espaço ser harmonioso ele precisa de organização, de cuidado, tanto de quem administra, quanto de quem frequenta. Infelizmente, acabamos nos deparando no caminho, com situações desagradáveis, desde banheiros sem portas, e outras vezes sem vaso sanitário, até ver que o pouco conquistado, como os bebedouros, não estão sendo preservados. Além disso, na nossa última visita, vimos um espaço bastante sujo, não pela primeira vez, e as árvores frutíferas que havíamos plantado, tinham sido destruídas. Sim, essas coisas nos entristecem bastante, e temos que buscar nossas energias das entranhas para continuar, e também para apoiar uns aos outros.
Nós acreditamos nesse espaço, sabemos da importância dele para sua comunidade, e queremos que ele seja preservado, que ele esteja em condições de uso, que seja acolhedor, agregador. Nós não vimos só coisas ruins, nesse fim de semana que estivemos lá, longe disso, vimos muitas famílias tendo espaço para lazer, vimos muitos rostos novos, meninos empinando pipa, crianças aprendendo dobradura na oficina de sensibilização artística, esportes variados, e vimos muita gente se divertindo. Mas sabemos que este espaço pode ser mais!
Nós insistiremos enquanto pudermos! Inventaremos enquanto pudermos! Dessa vez, confeccionamos duas bituqueiras, para que os fumantes depositem seus cigarros lá, em vez de jogarem no chão, e nós criaremos muito mais coisas para melhorar este espaço, e essa é a nossa maneira de resistência, quem sabe podemos inspirar outras pessoas a fazer o mesmo! Veja as fotos desse dia:

[slideshow_deploy id=’19868′]
O OcupaCEU acontece sempre no terceiro sábado do mês, a partir das 14h, com atividades gratuitas. Se você tem sugestões, entre em contato com o grupo gestor, através da página no facebook.

O CEU é seu também!