Nosso coração está em festa!

Nosso coração está em festa!

17 de maio de 2017 0 Por Meire Ramos

_MG_3588Esse é um período de muitas comemorações pra nós da CONPOEMA, pois nossos núcleos de atuação Teatro Girandolá e Informativo Ôxe estão aniversariando! Já são 10 anos de grupo teatral e 08 de jornal, e em 2010, essas duas iniciativas deram as mãos, para festejar seus aniversários, com o nascimento do festival mais amado (por nós) da região: O Oxandolá [In]Festa!
A festança dura um mês, com atrações gratuitas nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha, e a edição de 2017 começou neste sábado, com o Sarau CONPOEMA.
Todo mês temos encontros maravilhosos com muita poesia, mas esse mês algo a mais aconteceu, uma energia diferente tomou o Espaço CONPOEMA, pois cada um que adentrou a nossa casa parecia estar ali por um motivo especial.
O palco contou com apresentações artísticas emocionantes, e com dezenas de trocas de carinho, mensagens que afagavam os corações de quem estava sendo homenageado, e que acalentava os demais corações com a certeza de que ainda é possível momentos de delicadeza em meio ao caos.
A Jacqueline Oliveira estava lançando suas poesias no Zine Poesias do Fronte – a cidade armada em versos (Leia e baixe o zine aqui), e foi uma das pessoas que ouviu muitas palavras de gratidão dos seus amigos durante toda a noite. Mas não só, outros cavavam espaço para lembrar o quão eram queridas as pessoas à sua volta, outras usaram do espaço para falarem das dificuldades que estão enfrentando na vida pessoal, seja nas suas casas, na faculdade, ou no trabalho, e assim, também receberem o apoio dos que o ouviam e o carinho reconfortante de cada olhar e de cada aplauso.
Sem ninguém combinar, sem sugerir ou falar nada que levasse a esse sentido, cada história e cada aplauso encorajava para que outro subisse ao palco de coração aberto. Falaram sobre os problemas e sobre superação, teve quem cantou músicas pedidas, e quem cantou pela primeira vez em público, tudo foi fazendo com que repensássemos nossas próprias vidas, e nossas próprias escolhas, a troca verdadeira faz isso.

[slideshow_deploy id=’19211′]

Foi muito amor, muita poesia nos transbordando. Muitos dos que por ali passaram, também fizeram questão de frisar o quão importante esse espaço era, pois inspirava que outros como esses fossem criados, e que outras pessoas ousassem viver respirando e transpirando arte.
E hoje podemos dizer que as nossas cidades estão armadas em versos, estamos fortalecidos, formando uma grande barricada poética!
Se você ainda não conhece os outros saraus da região, confira, pois é renovador, agora temos poesia do início ao fim do mês:

Sarau Estação Poesia

Sarau CONPOEMA

Encontrão Poético

Slam da Roça

Que essa boa energia permaneça durante todo festival Oxandolá [In]Festa, e possa nos lavar a alma!
A programação continua até dia 10 de junho! Compareça! A festa é por nossa conta!