Discutindo a violência doméstica – Por elas, pra elas

Discutindo a violência doméstica – Por elas, pra elas

24 de março de 2017 0 Por Fabia Pierangeli

No último dia 17 de março, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, em Franco da Rocha, aconteceu mais uma apresentação da intervenção cênica do #projetoviolar, dentro da programação “Por elas, pra elas”, que ainda está rolando na cidade. Essa programação foi pensada por mulheres, pra acontecer durante o mês de março, colocando em foco as questões relacionadas a igualdade de gênero.

Desde agosto do ano passado, temos levado a público essa intervenção, que aborda diversas facetas da violência doméstica e coloca o público em contato com o assunto, de maneira poética e ao mesmo tempo, cortante. Após cada apresentação é aberta uma roda de conversa e esse certamente é o momento mais rico dessa intervenção. E não foi diferente no dia 17.

A apresentação terminou, nossa mediadora, a assistente social Elisângela Costa, abriu a roda de conversa e prontamente, todo o público presente, se colocou a compartilhar as sensações que sentiram durante a apresentação, as reflexões suscitadas por cada cena, por cada texto, por cada música. Mais uma vez, juntos, podemos constatar o quanto a questão da violência doméstica está presente em nosso dia a dia e o quanto ela é um reflexo escancarado do machismo a que estamos expostos e expostas.

Cada roda de conversa promovida por esse projeto, tem sido muito emocionante. O clima de catarse que envolve, principalmente as mulheres, tanto as da plateia como eu, que estou em cena, instaura uma energia de muita força e é essa energia que impulsiona os debates calorosos que seguem após.

Compartilho aqui nessa postagem, algumas das imagens capturadas pelo meu parceiro Roger Neves, que tem me acompanhado nesse projeto tão importante pra mim e tenho certeza que tão importante também pra região onde eu vivo.

[slideshow_deploy id=’18125′]

Aproveito ainda para agradecer, mais uma vez, ao parceiro André Arruda, que tem sido meu provocador artístico, que tem me ajudado a direcionar os caminhos desse trabalho; a parceira Mari Moura, com quem sempre tenho conversas tão enriquecedoras e que junto comigo topou procurar mulheres que estivessem dispostas a compartilhar suas histórias de superação de tanta dor, em registros de vídeo; e a mais nova integrante dessa equipe, também grande parceira, Elisângela Costa, que tem nos ajudado a mediar as conversas e a ampliar nossos olhares sobre o assunto.

O #projetoviolar é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA e tem diversas frentes de atuação, para saber mais e acompanhar as novidades, clique aqui.