Refazer, replantar, restaurar, recriar, resistir.

Refazer, replantar, restaurar, recriar, resistir.

21 de março de 2017 0 Por Meire Ramos

_MG_9658O OcupaCEU tem se tornado um importante espaço de convivência e de cuidado com o equipamento do CEU do Jd. Vassouras, em Morato. Além de levarem atividades de lazer, o grupo gestor, propositor da ação, utiliza o dia para limpeza e manutenção do local, e para troca de experiências com a comunidade.
No último sábado, dia 18, lá estava a equipe, com as mãos à obra! A equipe sempre se divide em pequenos grupos, para diversificar as ações. Neste sábado, havia um grupo responsável pelos pequenos, com atividades de sensibilização artística, a criatividade das crianças é sempre estimulada, com criações a partir de materiais simples de papelaria, e elas aprendem brincando.
Outro grupo foi responsável por refazer um painel com imagens sobre a violência contra mulher, o painel do projeto Vi-o-lar, está em diversos pontos da região, para colocar em pauta a discussão sobre a violência doméstica, e colaborar para que mulheres se instrumentalizem para denunciar seus agressores, e sair desse ciclo de violência. O painel do CEU das artes havia se degradado pelo tempo, por ser feito com a técnica de lambe-lambe, mas já ganhou novas cores e novas imagens, não deixando cair essa importante discussão, principalmente neste mês, em que as atenções estão voltadas para as mulheres.
Ainda outro grupo foi responsável por repintar a demarcação do asfalto, e também por pintar os pneus, que seriam utilizados para proteger mudinhas.
Pela segunda vez, o grupo gestor propõe plantação de árvores frutíferas no espaço, e neste sábado, muitas mudinhas foram plantadas por outro grupo de participantes do OcupaCEU. Logo muitas mãos vieram ajudar, os meninos entre 12 e 15 anos deixaram suas pipas, e vieram nos orientar na plantação, viram qual seria o melhor espaço para o plantio, e com enxadas nas mãos, ajudaram a cavar, mostrando as técnicas desenvolvidas por eles, todos, sem exceção já haviam plantado antes, com seus avós, com seus familiares, em seus sítios e quintais, e eu, que plantava pela primeira vez, aos meus 27 anos, aprendi muito e também me pus a trabalhar!
Plantamos 06 mudas de pitanga, manga, jaca, abacate, e amora, e precisa ver a dedicação dos meninos, ainda no final, recebemos ajuda de mais um frequentador do CEU, que viu a criançada no trabalho e ajudou bastante e também se voluntariou para ajudar nas próximas.
Isso é o que o grupo gestor mais deseja, que a comunidade se envolva nas ações, e possa ser protagonista deste espaço e de suas vidas.
Ao final do plantio, cada árvore ganhou o nome dos meninos envolvidos: Levi, Thiago, Ryan, Isaque e Renan. Foi lindo!
Ainda no decorrer do dia, muito mais brincadeiras, no playground, nas pistas de skate e nas quadras, a comunidade ocupando o espaço. E pensa que os adultos não se divertem, eu me diverti um bocado jogando vôlei, e o pessoal joga muito e pro meu nível, de principiante, jogam pesado, é muito legal pra jogar e também pra assistir! Suba no CEU, e divirta-se também!
Acompanhe um puco mais do que rolou através das fotos!

[slideshow_deploy id=’18162′]

O OcupaCEU acontece todo terceiro sábado do mês, no CEU das artes de Francisco Morato.
Entre em contato com o grupo gestor também através da página no facebook: https://www.facebook.com/ceumorato/?fref=ts

Outras informações: 44888524