“A vida só é possível reinventada”!

“A vida só é possível reinventada”!

14 de março de 2017 0 Por Meire Ramos

_MG_9036Sábado, dia 11, aconteceu mais um encontro dos artistas da região no Sarau CONPOEMA, em Francisco Morato. A noite foi intensa, com a casa cheia de um público maravilhoso, mostrando a que veio! As apresentações contavam especialmente com críticas ao racismo, machismo e à burguesia.
A cada edição, novas pessoas somam com seus trabalhos, novas propostas surgem, e assim, o sarau se reinventa, ganhando novas cores e potência e pra este ano de 2017, ainda temos a alegria de termos sido contemplados pelo ProAC de Saraus, que vai financiar a realização tanto do Sarau CONPOEMA, como do Slam da Roça!
Neste sarau, tivemos a honra de contar com a exposição do cartunista Betto Souza, que é um dos colaboradores do Informativo Ôxe!, e também um dos idealizadores do Encontrão Poético, novo sarau de poesias, que está rolando no coreto de Francisco Morato.
Esse cara tem um grande trabalho, brincando com as situações cotidianas da periferia na sua obra, e além de cartunista, o Betto também é poeta, e mostrou também diversas de suas poesias durante o sarau CONPOEMA. A exposição “De que cardume você é?”, retrata de forma fantástica os morros, os barracos e a vida em comunidade, em meio à grandes peixes. O Betto contou que sua inspiração para a exposição vem das enchentes que acometem nossa região. Vocês poderão ver algumas imagens da exposição nas fotos logo abaixo!
E sabe qual foi outra grande novidade da noite?
O evento foi exibido ao vivo, pela primeira vez, através da página da Associação CONPOEMA, NO Facebook, o que seria a princípio, um teste, deu certo, gerando uma grande interação com o público que não pode comparecer no Espaço CONPOEMA, foi uma experiência bastante divertida, e que mostrou que pode ser um bom caminho para levar a poesia ainda mais longe. Tivemos pessoas acompanhando o sarau online durante todo o evento, recebemos contribuições de poesias através de comentários, recebemos pedidos de músicas, e rolou uma interação bem gostosa.
Você pode conferir o vídeo por aqui!
Nesta noite, tivemos o lançamento do Zine da Elisângela Costa, no Zine Poesias do Fronte – A cidade armada em versos. Essa publicação mensal reúne os poetas frequentadores do sarau, e no mês das mulheres, tivemos uma edição de grande mulher! Elisângela é moratense, Assistente Social, e militante pelos direitos das mulheres, e compartilhou conosco suas inquietações poéticas, com textos cheios de “tapas na cara” da sociedade. É isso, aí, Eli! Estamos juntas, fico muito grata por me representar em suas falas!

[slideshow_deploy id=’18044′]
Música, poesia, exposição, desabafos, e a noite se fez, com toda vontade de se transbordar! Ainda para fechar, o Beto sorteou duas réplicas de suas obras, mas, só o público presente pôde participar da brincadeira. Os sortudos foram o Tiago Henrique, e a Erineide Oliveira, que levaram pra casa desenhos da série “De que cardume você é?”
Foi um sarau muito especial, e que temos certeza que quem o vivenciou, saiu mexido, desassossegado, mas também, pôde se encontrar em falas que fortalecem, em falas que nos representam, em falas que são como braços que nos convidam a dar as mãos. E quem viu de casa, esperamos que estejam conosco no próximo mês! E que o próximo seja tão bom como este, e que compartilhemos cada vez mais as nossas angustias e as nossas potências.

O Sarau CONPOEMA é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, em 2017, conta com recursos do ProAC Saraus, e é realizado mensalmente, no 2º saábdo de cada mês, no Espaço CONPOEMA – Avenida São Paulo, 965 – Vila Suíça, Francisco Morato/SP.

Outras informações: 11- 44888524