#PorElasPraElas no dia 08 de março!

#PorElasPraElas no dia 08 de março!

14 de março de 2017 0 Por Mariana Moura

Quarta-feira, dia 08 de março, foi dia de luta, dia de sair para as ruas, de realizar ações que deram visibilidade para refletirmos sobre o Dia Internacional da Mulher, não dia de flores e elogios. Não que nós, mulheres, não gostemos de flores, mas não é necessário que recebamos elas em um dia e outras tantas violências durante todo o ano. Nós só queremos respeito e equidade de gênero, mas como sabemos que estamos longe disso, continuamos lutando diariamente, ações e eventos fazem parte da nossa luta por visibilidade e contra o machismo nosso de cada dia.

Nesse dia, o Brasil, junto com outros 55 países, realizou paralisações e manifestações que questionam a desigualdade e a violência de gênero, num ato que lotou o centro de São Paulo, a greve internacional de mulheres, puxada por ativistas , propunha um dia sem mulheres no 8 de março, foi o que aconteceu, em São Paulo, mais de 10 mil mulheres saíram às ruas com cartazes, suas vozes e muita luta para protestar a favor da vida das mulheres no mundo. Foi um ato lindo e muitas francorrochenses estavam lá.

Temos que considerar que no mês de março, questões ligadas às mulheres são discutidas, então temos que aproveitar esse espaço também. E nesse ano, pela primeira vez, Franca da Rocha tem uma programação intensa de atividades voltadas às mulheres, é o evento Por Elas, Pra Elas – feito por mulheres francas, que começou no dia 08 e vai até dia 26 de março, uma ótima programação com atividades da saúde, esporte e cultura. Durante todo o mês, terão apresentações teatrais, shows musicais, rodas de conversa, oficinas e diversas atividades para fortalecer e empoderar nós, mulheres moradoras da cidade e da região da Bacia do Juquery.
A abertura desse evento foi incrível, no próprio dia internacional da mulher, muitas mulheres estiveram na frente do terminal de ônibus para fotografar, ser fotografada, cantar, recitar poesia, ouvir som de outras mulheres e festejar num local onde nós éramos protagonistas, na nossa cidade, na nossa terra.
Nesse dia teve a abertura da exposição fotográfica do nosso Projeto Vi-o-lar, que existe desde o ano passado e se propõe a discutir a violência doméstica na nossa região, através de teatro, cinema, intervenções urbanas e fotografia, no ano passado, mais de 50 mulheres aderiram nossa campanha #violar, composta por imagens de mulheres que pintam em seus corpos, frases em combate à violência doméstica. Além de todas e todos verem a exposição com as imagens que produzimos no ano passado, eu e Fabia Pierangeli estávamos produzindo novas imagens, com outras mulheres que quisessem aderir à campanha.

Estávamos receosas, sem saber se outras mulheres se aproximariam, mas pra nossa surpresa, a noite foi um sucesso e 15 novas guerreiras se juntaram à esse projeto. Agradecemos imensamente a todas que toparam participar dessa ação, à Mariana Lima, que nos ajudou a fotografar também e às nossas outras parceiras que estavam ajudando na abordagem de outras guerreiras. Confira abaixo as fotos desse começo de 2017 do projeto Vi-o-lar, se tiver interesse em participar, envie um email para: fabia@conpoema.org.br

[slideshow_deploy id=’17992′]

Além da exposição e da produção de novas imagens, a noite também contou com a garra e animação da nossa querida Chai, MC e rapper do grupo Odisseia das Flores, composto por outras duas mulheres, grupo de rap que canta a realidade da periferia e também de nós, mulheres, inseridas nesse contexto. A Chai chegou chegando, já convidando a mulherada pro microfone aberto. Tivemos diversas mulheres recitando poesia, compartilhando suas histórias com a gente e engrandecendo mais nossa caminhada, cada história nos fortalece e nos renova para continuarmos na luta, ser mulher é difícil, mas termos outras mulheres pra contar, faz muita diferença. Juntas somos mais fortes! Veja quantas fotos lindas esse primeiro dia nos deu:

[slideshow_deploy id=’17995′]

O evento Por Elas, Pra Elas é uma realização da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, em parceria com diversos coletivos da cidade e também com a Associação Cultural CONPOEMA. Para mais informações sobre o projeto Vi-o-lar e ações da CONPOEMA, ligue para 4488-8524.