Os Piratas da Ponte Seca no carnaval

Os Piratas da Ponte Seca no carnaval

28 de fevereiro de 2017 0 Por Meire Ramos

_MG_8665É carnaval e nós como bons brincantes, não deixaríamos passar a oportunidade de festejar com nossa comunidade. Além da realização do Saraval, nosso sarau de esquenta pré-carnaval, como em outros anos, também levamos nosso bloco pra rua!
Em aos anteriores já fizemos cortejo pela Vila Suíça, bairro da nossa sede, já levamos o bloco Herdeiros do Barão, pro Calçadão de Morato, já fizemos cirandas na frente da estação e coreto, e nos divertimos a beça, pois pra nós a folia é certa!
Este ano, a brincadeira teve ainda mais responsabilidade, porque nos propusemos a fazer uma intervenção com os personagens do nosso novo espetáculo, do projeto Mitologias de uma ponte seca, que ainda está em processo.
Cada ator criou uma marchinha de carnaval ou fez paródias de marchinhas já existentes, que contasse um pouco da história de seu personagem ou da realidade em que ele estava inserido, e fomos pra rua, carnavalizar, lá no calçadão da própria Ponte Seca.

“A cobra de metal apita
Avisa que já vem o trem
Quando chega já vem lotado
Sempre atrasado, isso quando vem”

“Tá calculado, tá confirmado,
O tempo vai virar
E vem de lá e vem daqui
Oh, oh, oh
E já virou e é aqui
Quem ficar embaixo
Vai ficar todo molhado”

“As águas vão rolar
A rua cheia, eu não quero nem olhar
Garrafa pet, geladeira, e guarda-roupa
É tanta perda, que eu vou chorar”

“Ouça agora o que eu vou lhe contar
É coisa séria o que vou falar
Canto a vida deste meu lugar
A gente perdeu tudo de dentro do lar”

E a realidade dos personagens, é também a realidade de nós, moradores da região, e em especial de Francisco Morato, em que este projeto está se inspirando. As figuras já chamaram bastante atenção por suas roupas extravagantes, mas na verdade, não eram fantasias para o carnaval, o momento serviu de experimentação para as propostas de figurino, que Silvia Sapucaia, desenvolverá junto ao grupo, posteriormente. As letras das marchinhas foram também importantes aproximadores do público, que se identificava com as histórias, e também se divertia com as zombarias do bloco “Piratas da Ponte Seca”.
O processo de pesquisa começou no final do ano passado e desenvolvemos mais os personagens agora no começo de 2016, mas ainda temos muita coisa em aberto, e passível de mudança, mas recentemente nos enveredarmos na temática da pirataria, tão presente na periferia, dando esse título também ao nosso bloco.

“Eu sou uma linda, uma cegueta bacana
Nunca entro em cana, porque eu trabalho demais
Sou da turma esperta, não caio em armadilha
E vendo muito óculos para o pessoal”

“Eu cheguei aqui
Eu vim te seduzir, vim te seduzir
Ei, você aí
Esconde suas coisas aí, esconde suas coisas aí
Vou aproveitar pra desfilar, e procurar alguém pra enganar”

As diversas facetas dos personagens encontrados nas ruas, como vendedores, muambeiros, espertalhões, viajantes, estão aparecendo nas cenas do Teatro Girandolá, com uma veia bastante popular e cômica, sendo assim, não foi difícil pra pular o carnaval! Veja as fotos:
[slideshow_deploy id=’17935′]
Além de ter sido uma boa e divertida experiência, essa intervenção foi importante para sentirmos como os personagens chegam e se relacionam com o público, como as pessoas reagem, e o que funciona ou não, e faz parte das estratégias traçadas no projeto contemplado pelo ProAC, do Governo do Estado de São Paulo.
Ainda realizaremos mais 04 intervenções no decorrer do processo, onde você pode acompanhar de perto a construção deste espetáculo.

Para saber um pouco mais sobre o projeto, clique aqui.
Outras informações: 4488-8524