Concurso Lei Maria da Penha – #projetoviolar

Concurso Lei Maria da Penha – #projetoviolar

31 de janeiro de 2017 0 Por Mariana Moura

No início de 2015, Fabia Pierangeli e André Arruda, da CONPOEMA, decidiram se juntar e construir um trabalho artístico com o tema da violência doméstica. Há meses eles estão ensaiando um experimento cênico, que faz parte do Projeto Vi-o-lar, que envolve diversas linguagens artísticas. O objetivo principal desse projeto é colocar a violência doméstica em pauta de discussão nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha.
Dentro do Projeto Vi-o-lar, já foram realizadas diversas ações para debater a violência doméstica. Teve apresentação do experimento cênico, encenado por Fabia Pierangeli. Realizamos diversas ações de lambe-lambe em Francisco Morato e em Franco da Rocha. Eu integro o projeto na área audiovisual, estamos no processo de gravação de um documentário sobre violência doméstica, que conte histórias de diversas mulheres da nossa região, que passaram por abusos e que hoje se sentem à vontade de compartilhar isso com a gente, aqui no nosso canal você consegue ver todos os vídeos produzidos até agora.
E uma das primeiras ações desse projeto, foi a campanha #projetoviolar, onde fotografamos mais de 50 mulheres, com frases que elas escolheram e que colocam a violência contra a mulher em debate, as imagens produzidas foram impressas e coladas em diversos painéis que construímos em locais públicos, para que nós, mulheres da região façamos parte desse projeto como protagonistas e usemos nossas imagens para traduzir o que pensamos, as fotografias de nós mesmas contribuem com nosso processo de empoderamento.
E com a intenção de ampliar ainda mais o projeto, no final do ano passado, Fabia Pierangeli deu a ideia de nos inscrevermos no Concurso de Fotografia – Lei Maria da Penha, lei que comemora 10 anos de existência com muita luta e resistência, combatendo diversos tipos de violências contra as mulheres. Portanto, escolhemos três imagens do nosso acervo de mulheres incríveis que renderam ótimas fotos e nos inscrevemos pro concurso. No começo desse ano, vimos que fomos selecionadas na primeira fase e agora a foto da combatente Luciene Costa, precisa ficar entre as mais votadas para participar da publicação de um livro com as 20 (vinte) imagens vencedoras divulgando o trabalho dos ganhadores e dos homenageados, em português e espanhol, distribuídos a 3 mil escolas públicas e universidades do Brasil e a organismos internacionais. E os seis ganhadores, divididos nas categorias irão para Brasília participar de uma cerimônia de premiação na Câmara dos Deputados e montarão uma exposição com seus trabalhos no Congresso Nacional, clique aqui e veja o edital do concurso completo. Estamos animadas com essa possibilidade, por isso estamos pedindo para que todas e todos votem nessa imagem que criamos com muito carinho e toda a luta que esse projeto significa pra gente.
Colabore, CLIQUE AQUI e CURTA a foto na página do Concurso, AME, UAU e COMPARTILHE na foto da guerreira Luciene Costa, que engrandeceu nosso projeto e pode representar as mulheres da nossa região!!!
Nós agradecemos a cada pessoa que teve confiança, contou-nos um pouco sobre sua trajetória, cedeu os direitos de imagem para a campanha. Fiquemos todas na torcida, é um projeto pra toda a nossa região.