O 9º FLIGSP vai ficar pra história da nossa região!

O 9º FLIGSP vai ficar pra história da nossa região!

1 de fevereiro de 2017 0 Por Meire Ramos

9-FLIGSP_01-1.jpg102 pessoas, entre artistas, produtores culturais, membros de departamentos de cultura e de câmaras municipais, se reuniram neste último fim de semana, na cidade de Mairiporã, para realização do 9º FLIGSP (Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo – artes e políticas públicas).
O Fórum que já passou pelas cidades de Bauru, Hortolândia, Santos, Osasco, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto, chegou à região da Bacia do Juquery, através da parceria entre artistas locais, integrantes do Fórum Permanente de Cultura da Bacia do Juquery, que há 5 anos acompanham e participam das ações do FLIGSP.
Durante 3 dias, os fazedores de cultura avaliaram a trajetória do Fórum; discutiram a atual conjuntura política nacional, estadual, e municipal; avaliaram as políticas culturais estaduais existentes; propuseram estratégias para potencializar às ações do Fórum, bem como, meios de enfrentamento diante da falta de diálogo e desmonte dos programas Estaduais no interior do estado, como o fechamento de diversas oficinas culturais no interior.
Nesta edição, a participação de novos integrantes foi grande, o que demonstrou que a luta e conquistas do Fórum tem tido reconhecimento e tem representado os interesses e demandas dos artistas de fora da capital. Os novos membros tiveram no primeiro dia, 2 horas de formação, para alinhamento dos pensamentos, e os diversos debates que aconteceram no decorrer do fórum, colaboraram para que todos construíssem um pensamento comum.
A presença dos parceiros da Comunidade Cultural Quilombaque, de Perus-SP, engrandeceu os debates, com o compartilhamento do conhecimento adquirido no processo de 4 anos, para construção da Lei de Fomento à Periferia, conquistada pelos coletivos e artistas da periferia de São Paulo, no ano passado. Confira abaixo algumas imagens do registro fotográfico dos 3 dias de discussões, que ficou a cargo de Mariana Lima e Fabia Pierangeli:

[slideshow_deploy id=’17654′]

Além dos debates, e muitas conversas informais que estendem às discussões, a programação ainda contou com a apresentação do espetáculo Bancicleta e os dois palhaços quase músicos, do grupo Circo Navegador, de São Sebastião, e um sarau, onde os demais artistas puderam compartilhar pequenos trechos de seus trabalhos, abrindo um espaço de trocas estéticas entre os grupos participantes, fazendo dos três dias de trabalho, um evento muito prazeroso, de crescimento, e de fortalecimento para as políticas públicas de cultura.

Os cliques que registraram o Sarau que rolou no FLIGSP são de autoria da fotógrafa mairiporense Mariana Lima:

[slideshow_deploy id=’17688′]
Para nós, da CONPOEMA, que colaboramos na sua organização, foi extremamente importante poder receber o Fórum em nossa região, especialmente por ver a união de diversos artistas locais e das prefeituras de Mairiporã, Franco da Rocha e Francisco Morato em prol da sua realização, o que culmina num novo modo de pensar a política e certamente fortalece a cultura local.
As discussões levaram os participantes à conclusão de que é necessário reivindicar que o Estado tenha uma gestão que contemple de fato todo o estado, para equiparação da distribuição dos recursos, como cotas mínimas de 50% em todos os editais e programas do Governo do Estado para o interior, litoral e Grande São Paulo, com direcionamento de verbas que fomentem e criem novas demandas fora da capital, e com a presença minimamente paritária de membros do interior nas comissões avaliadoras dos editais do Governo Estado, entre outras exigências. O Fórum não tolerará nenhum retrocesso às conquistas dos artistas do interior.
Nesta 9ª edição, o evento presencial, teve representatividade de 25 cidades diferentes, sendo elas:
Francisco Morato, Capivari, Ribeirão Preto, Campinas, Piracicaba, Hortolândia, Suzano, Franco da Rocha, Caraguatatuba, São José dos Campos, Jacareí, São Paulo, Poá, Valinhos, Mairiporã, São Sebastião, Presidente Prudente, Osasco, Vinhedo, Taubaté, Pindamonhangaba, Avaré, São José do Rio Preto, Bragança Paulista e, Guarulhos, com artistas das linguagens de teatro, dança, audiovisual, culturas populares, literatura, artes visuais, circo, rádio, fotografia, grafite, carnaval, produção cultural, e artesãos.

Realização da 9ª edição: FLIGSP e Fórum Permanente de Cultura da Bacia do Juqueri
Co-realização: Conselho de Políticas Culturais de Mairiporã
Produção: Associação Cultural CONPOEMA e Agência 8 Cultural
Apoio: Prefeitura de Mairiporã, Prefeitura de Franco da Rocha e Prefeitura de Francisco Morato

Agradecemos imensamente a todas e todos que colaboraram com a realização do Fórum, que fizeram dele um evento tão maravilhoso!

A próxima edição acontecerá no último fim de semana de janeiro de 2018, no Litoral norte do Estado, com cidade a ser definida pelos grupos residentes nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e entorno.

A luta é permanente!

Para acessar as cartas dos Fóruns anteriores, obter mais informações e acompanhar as ações do FLIGSP, acesse:
https://foruminterior.wordpress.com/