Projeto Vi-o-lar | Bate-papo 3 – Transformação!

5 de dezembro de 2016 0 Por Mariana Moura

No início desse ano, André Arruda e Fabia Pierangeli, da CONPOEMA, decidiram se juntar e construir um trabalho artístico com o tema da violência doméstica. Há meses eles estão ensaiando um experimento cênico, que faz parte do Projeto Vi-o-lar, que envolve diversas linguagens artísticas. O objetivo principal desse projeto é colocar a violência doméstica em pauta de discussão nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha.

Dentro do Projeto Vi-o-lar, já foram realizadas diversas ações para debater a violência doméstica. Teve apresentação do experimento cênico, encenado por Fabia Pierangeli, com direção de André Arruda. Diversas ações de lambe lambe por Francisco Morato e em Franco da Rocha, distribuindo em vários espaços impressos e materiais que questionem o machismo, violência doméstica e toda essa realidade que muitas mulheres vivem na nossa região e no mundo. Continuamos com a campanha #projetoviolar, onde fotografamos mais de 50 mulheres, com frases que elas escolheram e que colocam a violência contra a mulher em debate, em suas próprias peles, na pele de quem sofre diretamente com o poder do patriarcado. Você pode saber mais sobre essas ações no nosso facebook e aqui no site também.

E além de todas essas ações, os dois idealizadores do projeto me convidaram para contribuir na parte de audiovisual e futuramente construirmos um documentário sobre violência doméstica, que conte histórias de diversas mulheres da nossa região, que passaram por abusos e que hoje se sentem à vontade de compartilhar isso com a gente, também falaremos com profissionais que trabalham no atendimento às vítimas. Pois bem, o documentário está em construção, mas enquanto ele não fica pronto, vamos lançar pequenos vídeos das nossas conversas. O primeiro vídeo foi feito no Fórum de Francisco Morato, num ótimo bate-papo com Erineide e Lucia, assistentes sociais e Vanessa, assistente social e coordenadora do Centro de Referência da Mulher e Núcleo de Prevenção de Violência de Francisco Morato, clique aqui e veja esse vídeo. O segundo vídeo foi com uma mulher guerreira que prefere não ser identificada, mas que teve a coragem de nos contar sua forte história, veja aqui também!!

E o terceiro vídeo que você pode ver aqui é um bate papo com a dona Sônia, moradora de Francisco Morato, mulher que faz parte da história da Associação CONPOEMA, foi ela que começou toda a nosssa história, nos doando um espaço no quintal da sua casa, foi aí que nossa história começou a se desenhar. E ela nos falou sobre o que passou com o marido na época do casamento, também falou sobre suas transformações e de como está sua vida atualmente, nosso agradecimento especial a essa mulher incrível e guerreira, que só espalha amor pelo mundo. Pra gente, tem sido emocionante e transformador participar desse projeto, conhecer tantas mulheres que passaram por situações de violências e abusos e que aceitaram dividir essas histórias com a gente, sabendo que é importante compartilhar isso e, quem sabe, mudar a situação de feminicídio que muitas vivem. Nós agradecemos a cada pessoa que teve confiança e contou-nos um pouco sobre suas trajetórias. Fique com essa história e se quiser nos contar alguma situação que aconteceu na sua vida, entre em contato pelo email: mariana@conpoema.org.br. Veja o vídeo e ajude-nos a divulgar!!

Para mais informações, ligue para 4488-8524.