Prelúdio: É pela vida das mulheres!

0

15135842_1246429888711790_4462772769182824806_nNo dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”. Casos de violência contra as mulheres acontecem diariamente no Brasil e no mundo, essa data foi em novembro, mas queremos lembrar que o combate à violência contra a mulher deve acontecer durante todo o ano, o Brasil é o 5º país que mais comete feminicídio, que são crimes contra as mulheres pela condição de ser mulher, motivados por ódio, desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres, nosso machismo de cada dia. O ano todo é luta na vida das mulheres!!!

Compartilhar.

Sobre o autor

27 anos, lésbica, feminista, atriz, fotógrafa, estudante de cinema e assistente de produção cultural. Integra a Associação Cultural CONPOEMA desde sua fundação. Acredita fortemente na coletividade, no ser humano e na força de luta das mulheres. Ama gatos, cachorros e não vive longe de seus avós, tia e sobrinhos.

Deixe um comentário