25/11 Dia Internacional da não violência contra a mulher

25/11 Dia Internacional da não violência contra a mulher

28 de novembro de 2016 0 Por Fabia Pierangeli

violar_161125-28 Em 1981, durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, o dia 25 de novembro foi escolhido como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, em uma justa homenagem à três irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país (República Dominicana) e foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura simulou um acidente e seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção em sua nação. E desde então, o dia 25 de novembro tornou-se um dia de conscientização, luta e mobilização.

Na última sexta-feira, dia 25 de novembro de 2016, aconteceu, aqui em Francisco Morato, uma ação em apoio ao Dia Internacional da não violência contra a mulher, da qual tivemos o prazer de participar com uma das ações do nosso projeto Vi-o-lar. A ação aconteceu no CEU das Artes e dos Esportes de Francisco Morato e no Centro de Referência da Mulher, no Jardim Vassouras. As atividades foram promovidas pela equipe do Núcleo de Prevenção a Violência e tiveram início às 9 da manhã, com a apresentação de um exercício cênico solo, onde eu me utilizo da linguagem teatral, com a direção de meu grande parceiro André Arruda, para expor diversas formas de violência e opressão contra a mulher. Temos apresentado esse exercício para alguns públicos em Franco da Rocha e Francisco Morato desde agosto desse ano e sempre, depois de cada apresentação, abrimos para um bate-papo com a plateia. Nesse dia, em especial, a plateia era formada quase que inteira por mulheres e o bate-papo que se deu ao final, foi muito especial. Tod@s @s presentes compartilharam histórias de violência e naquele espaço se deu um importante momento de reflexão a respeito do assunto. Saliento aqui que os homens presentes, mesmo que em menor número do que nós, mulheres, também tiveram um papel muito importante nessa discussão. O fim da violência contra a mulher exige um esforço de tod@s, mulheres e homens.

Roger Neves, meu companheiro de vida e de trabalho, registrou em lindas fotos um pouco do que foi esse dia, em cliques que podem ser conferidos nas imagens abaixo:

[slideshow_deploy id=’17009′]

Após a apresentação e bate-papo, algumas mulheres decidiram aderir a nossa campanha de combate a violência contra a mulher e a criança, se deixando retratar e se posicionando, junto com a gente, em apoio a essa causa. Para conferir as imagens que integram a campanha completa, que já conta com 49 mulheres de nossa região, acesse aqui. Confira abaixo as fotos das novas combatentes (Vanessa, Francisca, Jenifer e Sara) que aderiram a nossa campanha:

[slideshow_deploy id=’17039′]

Para finalizar a manhã de atividades, as mulheres presentes foram convidadas a se dirigirem ao Centro de Referência da Mulher, para um café da manhã e uma sessão de maquiagem.

Nós, da Associação Cultural CONPOEMA só temos a agradecer a Vanessa, coordenadora do Centro de Referência da Mulher e do Núcleo de Prevenção a Violência, assim como a toda a sua equipe pelo convite para compor esse dia de mobilização. E sigamos lutando! A violência contra a mulher é crime, se você presenciar ou souber de algo, não seja conivente, denuncie: disque 180.