Ôxe: 10 anos de Lei Maria da Penha!!!

Ôxe: 10 anos de Lei Maria da Penha!!!

8 de novembro de 2016 0 Por Mariana Moura

90oxe-nov2016-zoom-0Pois é, gente, já estamos no penúltimo mês de 2016, ano que voou e muitas edições do Ôxe! foram lançadas na nossa região. Já viu a edição de outubro? Clique aqui e veja online, porque a edição de novembro já está circulando nas ruas de Francisco Morato e Franco da Rocha.

Esse mês, falamos sobre os 10 anos de existência e resistência da Lei Maria da Penha, que possui medidas que visam garantir a segurança e proteção para todas as mulheres do nosso país. Nós sabemos o quanto a violência contras as mulheres atinge o Brasil, a cada ano, temos mais casos denunciados e parece que mais mulheres criam coragem para denunciar abusos psicológicos e físicos que sofrem, mas ainda temos muito a avançar. A Lei Maria da Penha é essencial no combate à violência contra as mulheres, segundo dados oficiais, a cada 12 segundos uma mulher é agredida fisicamente, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada e a cada 90 minutos uma mulher morre no Brasil. Isso significa que oficialmente no Brasil, 7.200 mulheres são agredidas fisicamente, 130 são estupradas e 16 são mortas, todos os dias. Ao nos depararmos com esses dados a preocupação aumenta e a vontade de lutar também. A luta é pela vida de todas nós, mulheres, para que possamos viver dignamente, com os direitos que nos são garantidos. No texto de capa, Fabia Pierangeli enfatiza a importância dessa lei, antes dela, não existia no Brasil mecanismos legais para coibição e prevenção da violência doméstica, mas a incrível Maria da Penha, depois de ficar paraplégica lutou para que seu agressor fosse punido e para que outros agressores também sejam. A luta é longa e continua, nós mulheres, merecemos respeito e continuaremos na batalha. Leia o texto todo, vale cada parágrafo. E lembre-se, em caso de agressões, não pense duas vezes e denuncie pro 180. Como diz Elza Soares: “Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim”.

Nessa edição, você conhece a artista plástica e arte educadora Silvia Sapucaia, que nos falou sobre sua trajetória como artista aqui na região. Você também confere nossa agenda cultura, com as datas dos próximos eventos culturais em Franco da Rocha, Francisco Morato e região no Na Faixa. Também tem o texto “AAS” do Danilo Ghoes, “A guardiã da vida”, por Messias Silva, “Grata Surpresa” do Elves Ferreira, “Alma em versos” da Camila Polido. Ilustração de Bruza e Latuff. Você também confere mais informações sobre as inscrições para o FLIGSP 2017. E na contracapa, você confere a nossa campanha em combate à violência doméstica contra as crianças, adolescentes e mulheres no Projeto Violar, pois #nenhumamulhermereceserestuprada.

Curta, compartilhe e ajude-nos a divulgar essa edição. Clique aqui, baixe e leia já os conteúdos ou leia direto no navegador aqui. Mas se curte pegar o jornal pra ler, clique aqui e veja os nossos pontos de distribuição, que estão espalhados pela região. Curta-nos também no facebook. Mais informações, ligue para 4488-8524.