Uma temporada de boas energias!!!

Uma temporada de boas energias!!!

8 de novembro de 2016 0 Por Mariana Moura

_mg_0070Domingo, dia 06 de novembro, foi um dia especial para nós, do Teatro Girandolá e da Associação Cultural CONPOEMA, dia que o público pôde entrar no Hospital Psiquiátrico do Juqueri para assistir o espetáculo “Juquery: memórias de quase vidas”, construído dentro do Complexo Hospitalar, que é tão significativo na história da nossa região, que cresceu em volta do hospital, que gerou renda para muitas famílias, que até hoje tem histórias pra contar sobre esse lugar, tão emblemático pra nós, moradores de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Mairiporã.

Em 118 anos de história essa é a primeira vez que um espetáculo de teatro fica em cartaz dentro do Hospital Psiquiátrico, é a primeira vez que um grupo de teatro ocupa um dos prédios mais impactantes do Juqueri, nós estamos ocupando por um mês e meio a antiga rotunda, local onde muitos pacientes ficaram presos em pequenas salas e eram submetidos a tratamentos questionáveis para a melhora dos seus quadros clínicos. É um prédio carregado de energias de sofrimento, que hoje é ocupado com arte. Nós, antes de começarmos essa temporada lá, ensaiamos no local, limpamos todos os espaços que usaríamos e tentamos ressignificar esse local, em cada balde d’água que jogávamos lá, jogávamos também nossas energias positivas e alegres para que possamos ter um tempo tranquilo nesse espaço.

Fechamos essa temporada há uns meses, com a administração do Juqueri, e é bom ressaltar que sem a parceria com essa administração nós nem conseguiríamos ter esse espetáculo pronto, pois desde 2013 estamos frequentando os espaços do Juqueri, colhendo histórias, fazendo oficinas de sensibilização artística com os pacientes e conhecendo mais a fundo nossa terra e nossas raízes. Estamos contando as memórias de quase vidas num local que é visto por muitos como quase vivo também, mas o Juqueri ainda vive, hoje uma trajetória muito mais humana.

A primeira apresentação dessa temporada aconteceu num dia cinza, numa tarde onde a chuva visitou novamente a cidade de Franco da Rocha, que tanto sofre com alagamentos, por um momento nós até achamos que a chuva intimidaria o público, que não iria para a apresentação, mas isso não foi um problema e antes do horário, o público já tinha chegado no prédio, que teve suas paredes e salas pintadas, desenhadas e modificadas com a exposição “O que seria daqui, se não fosse o Juquery?”, onde todos os integrantes do Teatro Girandolá, deixaram fotos, desenhos e textos sobre seu encontro com o universo da loucura, a cidade de Franco da Rocha e a relação que nasceu com o Juqueri. Veja aqui como ficou esse espaço:

[slideshow_deploy id=’16670′]

E às 17h com o público todo acomodado na entrada onde aconteceria a primeira cena, o Dr. Franco da Rocha fez seu belo discurso e o espetáculo começou, com toda a energia dessas histórias que percorrem essas paredes, portas e espaços desse prédio circular, que parece não ter fim, mas que no meio desse círculo existe o auditório “Carol”, em homenagem a uma interna falecida no Juquery, foi nesse auditório que aconteceu a maior parte da nossa peça. A cada cena, os atores impregnavam a plateia com memórias de pessoas que passaram por ali, às vezes até parecia que não era verdade, pois apresentarmos no Juqueri tem uma responsabilidade histórica, foi um espetáculo construído com a delicadeza e força que impregnam tantas histórias que se passaram nesse local. Com certeza, essa será uma temporada marcante pra nós e para a cidade de Franco da Rocha. Veja as fotos dessa primeira apresentação:

[slideshow_deploy id=’16633′]

A temporada continua do dia 12 de novembro a 11 de dezembro de 2016, todos os domingos, sempre às 17h. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos, a entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no próprio local da apresentação, com 1 hora de antecedência. São apenas 40 lugares, garanta o seu.

O Complexo Hospitalar do Juqueri fica na Av. dos Coqueiros, 300, Centro, Franco da Rocha/SP e as apresentações acontecerão no prédio da antiga Rotunda.

Essa temporada é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, através de seu núcleo artístico Teatro Girandolá e integra a programação da Franco Mostra Teatro 2016, promovida pela Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha.

Mais informações: 4488-8524