Arte e enCantamento no CONPOEMA Recebe…

Arte e enCantamento no CONPOEMA Recebe…

7 de novembro de 2016 0 Por Meire Ramos

_mg_9702Tivemos mais um fim de semana cheio de atividades culturais aqui na região, e ficamos muito felizes por receber queridos parceiros nesta edição de novembro do “CONPOEMA Recebe…”.
O grupo Buraco D’Oráculo apresentou na sexta-feira, dia 04, um belíssimo trabalho no Centro Cultural de Franco da Rocha, fruto de uma pesquisa da atriz Lu Coelho, sobre os universos feminino e da Rabeca.
No palco, três atrizes apresentaram O Encantamento da Rabeca, espetáculo que bebeu na cultura popular e com muita sensibilidade apresentava a relação de mulheres de duas diferentes gerações com a tradição posta. Na obra, mãe e filha, após a morte do pai, um rabequeiro muito respeitado, encontram-se num dilema do que fazer com seu instrumento musical, que pelo costume, só poderia ser passado para um filho homem. A menina, contrariando a ordem, ouve sua intuição, pega o instrumento para si e segue sua jornada para desencantar a rabeca que está sem som. Na viagem, ela encontra diferentes figuras e a partir delas, conhecemos algumas das danças e brinquedos cantados que utilizam a rabeca pelo interior do nosso Brasil.
O espetáculo aborda com força e alegria, o enfrentamento de mulheres num cenário bastante masculino, como o dos folguedos pernambucano do cavalo-marinho e o fandango caiçara do litoral Sul Paulista, que são reflexos de nossa estrutura patriarcal que tece as relações e os papeis sociais.
No bate-papo com o público, a atriz Lu Coelho compartilhou ainda sobre sua pesquisa de campo, e revelou que o motor para o espetáculo nasceu da sua própria vivência pessoal, quando ouviu por diversas vezes que deveria escolher outro instrumento pra tocar, que não a Rabeca, quando decidiu que aprenderia tocá-la. Confira as fotos:

[slideshow_deploy id=’16569′]

_mg_9801No sábado, recebemos em Francisco Morato, no Espaço CONPOEMA, o show “Empirico Eu Na Passagem do Tempo”, que apresentou as composições do Marlon H. Silva, com sua banda de apoio. A nossa casa se encheu de gente, e tivemos uma noite maravilhosa, acompanhando a trajetória do músico através de suas canções.
O show, cheio de emoção, contou com participações de músicos e amigos que haviam colaborado com sua carreira em algum momento de sua vida, e de músicos que ele também admira, como o Arnaldo Peçanha, que subiu ao palco e trouxe toda sua energia e irreverência, cantando e homenageando o também músico moratense Arderson Anacleto Barbosa (Fubá), num momento marcante da noite.
Marlon contagiou o público com suas letras e com uma banda entusiasmada e entregue, que ao tocarem, e compartilharem seus solos, a alegria transbordava, e podíamos ver a força da relação construída entre os músicos.
Também foi possível ver facilmente toda a dedicação do músico, e cuidado ao pensar no enredo, figurino e cenário para seu espetáculo.
Tivemos uma grande e feliz experiência, com presença de diversos músicos e artistas da região, que vieram prestigiar o evento.

Mais uma vez saímos renovados e com o desejos de que essas obras cheguem o mais longe possível, e com a certeza de que as parcerias fazem de nossas vontades realidade. Veja abaixo as imagens:

[slideshow_deploy id=’16606′]

O CONPOEMA Recebe… é uma realização da Associação CONPOEMA, no ano de 2016 está contemplado pelo ProAC Tritório das Artes, pelo projeto Território CONPOEMA, e nessa edição conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha e da Secretaria de Cultura de Francisco Morato.
As atrações acontecem mensalmente com entrada sempre gratuita, acompanhe as próximas atividades da agenda CONPOEMA, clicando aqui.