Inscreva-se para o 9º FLIGSP 2017

Inscreva-se para o 9º FLIGSP 2017

1 de novembro de 2016 0 Por Mariana Moura

cartaz-oficial_-9c2ba-fligsp-2017_-mairiporc3a3_-cultura-estado-de-sc3a3o-paulo_-fc3b3rum-do-litoral-interior-e-grande-sc3a3o-pauloEm agosto de 2013, aconteceu a II Conferência Municipal de Cultura de Francisco Morato, em duas tardes de discussões, que levantaram propostas acerca das políticas públicas para a área da cultura nas esferas municipal, estadual e federal. Nesses dias, os artistas e produtores culturais presentes decidiram se juntar e criar um fórum permanente para continuar e se aprofundar nas discussões sobre políticas públicas aqui pra nossa região. Todos viam a necessidade de comunicação entre os trabalhadores da cultura e planos para melhorar nossa forma de trabalhar por aqui, lugar onde moramos, vivemos e que também queremos trabalhar na nossa área, com respeito e dignidade. Então, no mês seguinte do mesmo ano da Conferência, aconteceu o primeiro encontro do Fórum Permanente da Bacia do Juquery, que hoje acontece mensalmente e em forma de rodízio nas cidades de Mairiporã, Franco da Rocha e Francisco Morato.

As discussões do Fórum primam por juntos, artistas e produtores das 3 cidades, encontrarem estratégias que fortaleçam a produção e disseminação das Artes e da Cultura em nossa região. O grupo se fortalece e luta junto por condições dignas para nós, trabalhadores da cultura, recentemente o Fórum contribuiu com a formação do Conselho de Cultura de Franco da Rocha, organiza o Comboio das Artes, evento que acontece na região, juntando os fazedores de cultura para celebrarmos juntos nossa resistência, produzindo arte por aqui. E no começo desse ano, o Fórum Permanente de Cultura decidiu enfrentar mais um enorme desafio, que foi se comprometer a organizar o FLIGSP 2017, que acontecerá em Mairiporã.

O FLIGSP – Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo é formado por artistas, produtores e gestores culturais de mais de 30 municípios, que integram o Estado de São Paulo, somando mais de 100 participantes para debater o desenvolvimento das Artes da Cena e das Políticas Públicas no que se refere à formação, pesquisa, produção e difusão cultural, no intuito de oferecer alternativas que garantam a continuidade e a permanência do artista cênico em sua região. Todo ano, os artistas se juntam em três dias de discussões e planejamentos para contribuir com cada artista/coletivo das cidades que integram o fórum, o 8º Fórum aconteceu em São José do Rio Preto e teve a missão de levar adiante as demandas dos artistas participantes, como a criação de novos editais que contemplem a produção de espetáculos de rua, circulação de música, o aumento da verba injetada em editais como o ProAC Festivais, Artes Cênicas na Rua, dentre outros, além de reivindicarem a maior transparência nos programas como Circuito Cultural Paulista e Virada Cultural Paulista e a reiteração da necessidade de cotas em todos os programas do Governo do Estado, com 50% destinadas ao interior, a fim de equiparar os investimentos entre a Capital e Interior. O FLIGSP segue lutanto e a cada ano, mais artistas fortalecem essa batalha.

E as inscrições para a 9º edição do FLIGSP já estão abertas. Curtiu? O encontro acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de janeiro em Mairiporã, inscreva-se aqui e garanta sua estadia e alimentação. Você também pode divulgar para outros artistas que você conheça e que possam fortalecer essas discussões e ações!!!