O Juquery, no Juqueri!

O Juquery, no Juqueri!

1 de novembro de 2016 0 Por Fabia Pierangeli

web-juquery-1610O espetáculo “Juquery – Memórias de quase vidas” é o quarto processo de criação do Teatro Girandolá, foi produzido com recursos do ProAC 2013, estreou em outubro de 2014 e reconta, de maneira poética, a história da formação da região da Bacia do Juqueri.

Desde a fundação do Teatro Girandolá, em 2007, o grupo busca criar e produzir espetáculos que o coloque em diálogo com sua comunidade, que coloque em pauta de discussão assuntos que fazem parte do cotidiano das cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha, cidades onde o grupo atua. E por conta dessa trajetória, criar um espetáculo como o “Juquery – Memórias de Quase Vidas”, foi algo que aconteceu quase que naturalmente. O espetáculo nasce do desejo de seus criadores em conhecer, entender e se posicionar diante de suas próprias histórias.

Todo o processo de criação do espetáculo foi bastante intenso. As cenas e personagens nasceram de um mergulho intenso na história de formação das cidades que hoje formam a região da Bacia do Juqueri e essa história é fortemente marcada pela história do Complexo Hospitalar do Juqueri.

O espetáculo nasceu do nosso convívio com as pessoas que ainda hoje vivem no Complexo Hospitalar e também com os funcionários que cuidam dessas pessoas. Nasceu das histórias que lemos em livros que recontam a história da psiquiatria e das conversas que tivemos com moradores de Franco da Rocha, que compartilharam conosco tudo o que ainda habita em seus imaginários sobre essa história. Nasceu da perplexidade de seus criadores diante dos registros anotados em prontuários médicos de pacientes que passaram uma vida inteira reclusos dentro dos muros de um dos maiores hospitais psiquiátricos da América Latina.

E agora, depois de 2 anos desde a estreia do espetáculo, pela primeira vez, ele ficará em temporada dentro de um dos prédios do próprio hospital. O Teatro Girandolá recontará a história do Juquery, dentro do próprio Juqueri, resignificando um dos prédios mais emblemáticos desse Complexo Hospitalar, a Rotunda, que era um espaço onde os pacientes considerados em estágio mais agudo da doença mental, ficavam reclusos.

A temporada acontecerá de 6 de novembro a 11 de dezembro de 2016, todos os domingos, sempre às 17h. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos, a entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no próprio local da apresentação, com 1 hora de antecedência. São 40 lugares por sessão.

O Complexo Hospitalar do Juqueri fica na Av. dos Coqueiros, 300, Centro, Franco da Rocha/SP e as apresentações acontecerão no prédio da antiga Rotunda.

Essa temporada é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, através de seu núcleo artístico Teatro Girandolá e integra a programação da Franco Mostra Teatro 2016, promovida pela Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha.

Mais informações: 4488-8524