Uma noite de partilha, no SLAM

Uma noite de partilha, no SLAM

27 de setembro de 2016 0 Por Meire Ramos

A poesia invade a praça, e bota a borda no centro. O microfone é instrumento de poder, e ele é dado ao povo nas competições de poesia que acontecem em todo_mg_6571, no SLAM da Roça.
Antes da batalha, qualquer pessoa que queira pode se manifestar, cantar, dançar, e mandar sua mensagem, no calçadão em frente a Casa de Cultura de Franco da Rocha, e depois os poetas inscritos partem para o duelo.
No último dia 24 aconteceu a 5a edição do SLAM da Roça, e contou com a participação de 07 poetas, 05 da cidade e 02 de fora. A disputa foi muito rica, as rimas e o jogo de palavras utilizados, junto com a performance, colaboravam para que os jurados pudessem avaliar a apresentação, mas cada um que pegava o microfone carregava de emoção a sua interpretação. Os poetas expunham, em sua maioria, vivências da periferia, tratando de temas de cunho social, como racismo, sexismo e violência. E assim vimos a plateia vibrar, se emocionar, e torcer pelos participantes, por poder se ver retratado, ou por poder ouvir aquilo que gostaria de ver disseminado.
Dos 07 poetas, 05 passaram para segunda fase, e novas poesias foram lançadas, dos 05, 03 passaram para final. O nosso SLAM ainda está engatinhando, formando seu público e agregando poetas, e existem dezenas de SLAM por São Paulo, e SLAMERS assíduos. Dos 03 que passaram, 02 eram de outra cidade, e 01 de Franco, é muito bom saber que nosso SLAM também atrai pessoas de outros pontos do estado, e que podemos dialogar e construir juntos.
Os jurados haviam dito que queriam ver na noite muita emoção e muitas notas 10, e vimos! Vimos muitos poetas doando toda sua energia, vimos quantos deles haviam se preparado durante o mês, decorado sua poesia, pensado na apresentação, vimos representatividade, e muita força.
Tudo isso criou uma grande expectativa também entre os presentes, e no intervalo para o resultado, tivemos a felicidade de ter um pocket show do grupo Bandolindo, que apresentou um novo repertório, com músicas do compositor Francorrochense Ranulfo Farias. O grupo que está se reestruturando na nova formação, deixou a noite ainda mais gostosa, e mostrou toda a sua potência!
O público que aproveitou o show curtiu muito as músicas e se animou com a apresentação, e recebemos então a notificação do vencedor da noite, o Felipe Nikito, morador de Atibaia, foi o capiau da noite, que levou pra casa milho e doce de leite, além de um cd. O segundo e terceiro lugar, levaram para casa livros.
E todo mundo ficou muito feliz, por ter sido muito merecido, e pra finalizar a noite tudo acabou em festa, com uma divertidíssima quadrilha, porque na roça tem festa caipira ano inteiro!

Vejam as fotos desta noite:

[slideshow_deploy id=’16020′]

O SLAM é realizado pela Associação CONPOEMA, em parceria com o agitador cultural Beto Bellinati, e acontece sempre no último sábado do mês, a partir das 19h, no centro de Franco da Rocha.