10 anos de Lei Maria da Penha|Vi-o-lar

10 anos de Lei Maria da Penha|Vi-o-lar

28 de setembro de 2016 0 Por Mariana Moura

No início desse ano, André Arruda e Fabia Pierangeli, da CONPOEMA, decidiram se juntar e construir um trabalho artístico com o tema da violência doméstica. Há meses eles estão ensaiando um experimento cênico, que faz parte do Projeto Vi-o-lar, que envolve diversas linguagens artísticas. O objetivo principal desse projeto é colocar a violência doméstica em pauta de discussão nas cidades de Francisco Morato e Franco da Rocha.

Dentro do Projeto Vi-o-lar, já foram realizadas diversas ações para debater a violência doméstica. Mês passado, Fabia Pierangeli e André Arruda apresentaram o experimento cênico em Franco da Rocha, a apresentação mostrou várias histórias de mulheres vítimas de agressões físicas e psicológicas, logo após a demonstração do trabalho que está em processo, o público conversou e debateu sobre o que foi mostrado e sobre a força que o machismo e o patriarcado tem nas relações de poder entre homens e mulheres e também a necessidade de mudança e valorização das mulheres, clique aqui e veja as imagens.

Também realizamos algumas ações de lambe-lambe na região, realizamos uma ação no Centro Cultural de Franco da Rocha, foi lá que surgiu a ideia de não usarmos apenas imagens da internet, mas criarmos a nossa própria campanha #projetoviolar, onde fotografamos mais de 40 mulheres, com frases que elas escolheram e que colocam a violência contra a mulher em debate. Aqui você pode conferir essa campanha. E também fizemos um mural de colagens no Projeto Casa da Luz Vermelha, idealizado por Elisangela Costa, militante do movimento feminista e moradora de Francisco Morato.

E além de todas essas ações, os dois idealizadores do projeto me convidaram para contribuir na parte de audiovisual e futuramente construirmos um documentário sobre violência doméstica, que conte histórias de diversas mulheres da nossa região, que passaram por abusos e que hoje se sentem à vontade de compartilhar isso com a gente, também falaremos com profissionais que trabalham no atendimento às vítimas. Pois bem, o documentário está sendo construído, enquanto ele não fica pronto, vamos lançar pequenos vídeos das nossas conversas. O primeiro vídeo foi feito no Fórum de Francisco Morato, num ótimo bate-papo com Erineide e Lucia, assistentes sociais e Vanessa, assistente social e coordenadora do Centro de Referência da Mulher e Núcleo de Prevenção de Violência de Francisco Morato. Esse mês a Lei Maria da Penha completa 10 anos, 10 anos de uma importante lei, que foi criada no Brasil para punir os autores da violência no ambiente familiar, batizada de Maria da Penha, em homenagem a uma das tantas vítimas de agressão, ela é considerada uma das melhores legislações do mundo no combate à violência contra as mulheres pela ONU.

Veja abaixo o primeiro de muitos vídeos que virão por aí no Projeto Vi-o-lar!

O projeto Vi-o-lar é uma iniciativa da Associação Cultural CONPOEMA.