Construindo coletivamente o OcupaCEU

Construindo coletivamente o OcupaCEU

19 de setembro de 2016 0 Por Meire Ramos

_mg_6168O CEU das artes de Francisco Morato, recém inaugurado, que fica no Jd. Vassouras,  já conta com bastante visitação de público, tanto para as oficinas realizadas pela Prefeitura, como para utilização das quadras, pista de skate e playground. O espaço recebeu neste fim de semana mais uma tarde de atividades de recreação, promovidas pelo Grupo Gestor, do qual a Associação CONPOEMA faz parte, junto de outras entidades e da comunidade organizada. O evento realizado mensalmente há 02 anos, intitulado de OcupaCEU, teve como objetivo inicial mobilizar a comunidade para conhecer e se apropriar do espaço, e posteriormente fazer o espaço funcionar, levando oficinas, e atividades de lazer, mantendo-o vivo, para que não caísse no limbo do esquecimento. Agora, com o CEU inaugurado, esta ocupação começa a ser remodelada por seus idealizadores, conforme as necessidades do local.
Neste sábado, dia 17, o sol nos presenteou com um dia delicioso, levamos brinquedos, livros, para passamos a tarde com a meninada no CEU. Brincamos com pega-varetas, jogos de montar, jogo-da-memória, e também teve quem ficou jogando vôlei na quadra. Os livros disponibilizados faziam parte do projeto “Livro-livre”, e podiam ser levados pra casa gratuitamente, contanto que aquele que o escolhesse se comprometesse em deixá-lo livre em algum lugar público, após sua leitura.[slideshow_deploy id=’15972′]
Depois da farra, o grupo gestor se reuniu para pensar nas próximas ações, e no que gostaria de promover para a comunidade, e qual seria a nova vocação desses eventos.
O grupo além de promover as oficinas de sensibilização artística e recreação, que já vem realizando, topou ainda encarar a missão de utilizar desse espaço de tempo para restaurar o espaço, como pintar paredes, consertar lixeiras, fazer plantio de mudas de árvore, e mais que isso, estar próximo dessa comunidade, criando campanhas de preservação deste local.
Algumas vezes o OcupaCEU contou com apresentações artísticas, e percebendo que esta é uma demanda, já que mesmo após a inauguração o equipamento ainda não conta com uma programação cultural, o grupo também se empenhará por levar mensalmente atividades de fruição artística, e nós, da CONPOEMA, nos responsabilizamos por organizar um terceiro dia de “CONPOEMA Recebe…”, que acontecerá lá no CEU.
Muitas ideias vão surgindo para fortalecer esta ação, afim de colaborar com o melhor funcionamento do CEU. Você também pode contribuir com mais ideias, e também com força de trabalho! Una-se ao grupo gestor, as reuniões acontecem todo primeiro sábado do mês, às 9h da manhã, lá no CEU, excepcionalmente em outurbo, acontecerá no segundo sábado, por conta das aleições! Também é possível se comunicar com o grupo através do Facebook. Já o OcupaCEU acontece todo terceiro sábado do mês, você pode ir conferir as atividades e já aproveitar pra se aproximar, e colaborar na sua organização.
O próximo acontecerá no dia 15 de outubro, a partir das 14h!
Participe!