As pequenas grandes coisas estão aqui

As pequenas grandes coisas estão aqui

12 de setembro de 2016 0 Por Meire Ramos

_mg_2500Dezenas de pessoas se reuniram neste último sábado em mais um Sarau CONPOEMA, que aconteceu na nossa casa, o Espaço CONPOEMA, que fica na Vila Suíça, em Morato.
As crianças, que já ocupam o espaço durante a semana, foram as primeiras a chegar, escolhendo dentre os livros espalhados qual seria a melhor história ou a melhor poesia pra ser apresentada na noite.
Mas a presença não ficou restrita a primeira infância, logo chegaram os jovens e os adultos do nosso sarau, que se amarraram também em poder dividir o mesmo espaço com a criançada. Mas os pequenos foram atração até mesmo fora do palco, pois todo mundo vibrava ao ver as mãozinhas do bebê que simulava tocar seu violão junto aos cantores, e aqueles que já sabiam falar, quando estavam com o microfone, detinham a atenção e incentivo da plateia.
E foram inúmeros sorrisos de emoção, e muitas trocas possibilitadas pela noite, a casa se encheu de gente empoderada, que se pôs a frente para falar também sobre questões sociais, problematizando questões de raça e gênero. Muitas problemáticas foram trazidas em forma de poesia pelos irmãos Rafael e Betto Souza, que também trouxeram o zine Poemão, que eles produzem lá em Ribeirão Preto, feito artesanalmente, com poesias e ilustrações.
E por falar em zine, o nosso Poesias no Fronte – a cidade armada em versos contou mais uma vez com uma poetiza, os textos de Fabia Pierangeli foram impressos nesta edição, e recitados durante todo o evento, mostrando a voz e a vivência da periferia!
A voz cantada também teve espaço no sarau, com a presença de músicos cheios de energia, que embalaram a noite com músicas do repertório popular, mas também com sons autorais, como o trabalho do Elves Ferreira, as músicas do Fubá, interpretadas por Arnaldo Peçanha, e o som do Marlon Silva.

E ainda tivemos uma cena teatral apresentada pelo querido Jorge Peloso, que demonstrou um trecho de seu espetáculo “Cidade submersa”, do Impulso Coletivo.

[slideshow_deploy id=’15826′]
Muita gente nova adentrou a nossa casa, muita potência criativa em uma única noite, tudo junto e misturado!
E se fosse citar todo mundo que passou pelo palco, teria muita gente mais, que alegrou a noite, que compartilhou sua mensagem e sua arte. Foi uma delícia ver cada um, e foi uma delícia poder subir no palco e trocar com todos eles.
Mais noites virão, e nós poetizaremos muito! Cantaremos, dançaremos, e resistiremos! Ensinaremos as crianças e aprenderemos com elas, e vamos fazer dos gestos de afeto a maior obra a ser apreciada!

O Sarau CONPOEMA é realizado por nós, da Associação Cultural CONPOEMA, sempre no segundo sábado de cada mês, e esse ano, ele acontece através do projeto Território CONPOEMA, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.