OcupaCEU contracorrente

OcupaCEU contracorrente

23 de agosto de 2016 0 Por Meire Ramos

_MG_1301O CEU das artes de Morato foi inaugurado há pouco mais de 3 meses, e está sendo bastante comentado, especialmente por estar sediando eventos como festas fluxos, realizada pelos próprios jovens moradores. Há muitas divergências de opiniões, e vocês podem conferir uma matéria que fala especialmente disto na nossa edição de agosto do Informativo Ôxe, clicando aqui!
A prefeitura tem realizado atividades de formação artística, como aulas de teatro e dança, mas não há quase nenhuma atividade de fruição artística no espaço, para que a população possa curtir o fim de semana.
O Grupo Gestor desenvolve no local há 2 anos uma ação chamada OcupaCEU, em que leva para lá atividades de lazer e também de apreciação cultural. Como a ação acontece apenas uma vez por mês, o grupo gestor tenta ao máximo não quebrar este ciclo, e neste último fim de semana, mesmo com o mau tempo, de chuva e frio, o grupo decidiu por manter a atividade.
As crianças puderam neste último sábado, dia 20, participar de atividades de sensibilização artística através das artes plásticas, com mediação de Claudia e Verônica, do grupo gestor, ler livros e gibis na biblioteca, e além de muitos por lá já estarem se divertindo com seus próprios times de futebol, alguns dos integrantes da CONPOEMA, resolveram passar a tarde jogando vôlei e também interagindo com as crianças que por lá estavam.
O evento começou às 14h, e por volta das 16h contou também com uma demonstração musical do artista Moratense Marcio Salomão, que mostrou como é possível fazer um som divertido e levantar o astral até mesmo sozinho, ele levou um amplificador de som e uma guitarra elétrica, e improvisou com solos em cimas de bases que ele mesmo criava. Este trabalho espontâneo chamou bastante atenção dos jovens presentes, que se reuniram para curtir aquele pocket-show. O Marcio ressaltou em conversa com o grupo gestor, a importância de deixar novas possibilidades sonoras e artísticas mais a mão da meninada, para que assim eles possam ter um maior repertório para decidirem de fato do que gostam de ouvir e fazer.

[slideshow_deploy id=’15374′]
E foi assim que mais uma vez, o grupo gestor fez de um dia chuvoso, a possibilidade de um dia de encontro, ampliação de referências, transformação e sensibilização na vida da comunidade do Jardim Vassouras.

Entre em contato com o grupo gestor do CEU das artes de Francisco Morato através da página no facebook!

Neste ano de 2016, essas ocupações, estão acontecendo sempre no terceiro sábado de cada mês. O próximo OcupaCEU acontecerá no dia 17 de setembro. Não perca!