Novos olhares, novas possibilidades.

Novos olhares, novas possibilidades.

8 de agosto de 2016 0 Por Meire Ramos

_MG_2434Franco da Rocha e Francisco Morato, recebem todos os meses espetáculos e ações artísticas na programação do “CONPOEMA Recebe…”, que contribuem para formação de público para as artes, além de possibilitar a ressignificação e interpretação de sua realidade.
Na última sexta, dia 05, o Centro Cultural de Franco da Rocha, recebeu novamente os parceiros do grupo Contadores de Mentira, de Suzano, desta vez com uma demonstração de trabalho da atriz Daniele Santana. O Rito de Partilha – corpo e poética de uma atriz sob o abismo, foi a primeira atividade artística do Festival de Inverno, que está acontecendo durante o mês de agosto, e contou, em sua maioria, com a presença de alunos das oficinas culturais, que puderam conhecer além das obras trazidas anteriormente pelo grupo, o processo de construção do trabalho, as técnicas e conceitos utilizados, e também um pouco sobre a história do grupo. A atriz fez mostras de suas cenas, passando por personagens de três espetáculos do repertório: “Curra- Temperos sobre medeia”; “O Incrível Homem pelo Avesso”, e “Coma-me| O estado de revolta”, e encantou a plateia, pelo controle e vigor físico, pela energia alegre e beleza das imagens construídas.
Após a demonstração e comentário da atriz, a plateia pôde bater um papo com o grupo, afim de tirar dúvidas e partilhar da experiência.
Foi uma noite enriquecedora, particularmente fiquei cheia de vontade de criar e experimentar meu próprio corpo, foi uma noite bastante instigante!

[slideshow_deploy id=’15085′]
No outro dia, nós, da CONPOEMA, seguimos para a casa de cultura de Morato, recebendo o espetáculo Verniz Náutico Para Tufos de Cabelo. Desde a chegada e montagem do cenário, já fui criando uma grande expectativa para ver a obra, tamanha quantidade de coisas, quinquilharias, geladeiras, fogão, micro-ondas, e diversos materiais recicláveis. Com o passar do dia, o amontoado foi ganhando forma ainda mais interessante. O público pôde conferir o que acontecia dentro de uma casa, repleta de objetos. Uma mulher em coma, sua filha e uma cuidadora, preparavam uma festa de aniversário. A filha, uma acumuladora, estava muito mais preocupada com a aparência e com o status, tendo um comportamento absurdo em relação às outras, de selfies com a mãe, e impedir que a cuidadora vá embora, mesmo com muita dor, para continuar preparando a festa, à deixar a mãe primeiro perdida em meio a bagunça, até cair e se estrebuchar enquanto ela falava sobre a importância daquele determinado objeto em sua vida.
A obra traz a tona a discussão sobre a nossa sociedade contemporânea, do consumo desenfreado pelo apelo das mídias e a realidade bizarra a que nos submetemos nas relações, com as mídias sociais, por exemplo.

[slideshow_deploy id=’15122′]
A peça teve duas apresentações, e todo mundo que por lá passou, saiu bastante impressionado, pelo tema, pela proposta estética, e pela qualidade cênica. Muitos por ali, também alunos da casa de cultura, tiveram poucas oportunidades de assistir a outros espetáculos, e com certeza essa obra abriu outra possibilidade para olhar o mundo e também o seu fazer artístico.

O CONPOEMA Recebe… é uma realização da Associação CONPOEMA, no ano de 2016 está contemplado pelo ProAC Tritório das Artes, pelo projeto Território CONPOEMA, e nessa edição conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha e da Secretaria de Cultura de Francisco Morato.

As atrações acontecem mensalmente com entrada sempre gratuita, acompanhe as próximas atividades da agenda CONPOEMA, clicando aqui.