Eleição do Conselho de Cultura de Franco

Eleição do Conselho de Cultura de Franco

5 de agosto de 2016 0 Por Mariana Moura

_MG_1626Na última quarta-feira, dia 03, aconteceu a reunião que antecede a eleição do Conselho de Cultura de Franco da Rocha. Desde o início do ano passado, artistas e ativistas culturais da cidade estão se organizando para a criação desse conselho, que é uma parte do processo para criação do Sistema Municipal de Cultura, formado por conselho, conferências municipais de cultura, o plano e o fundo municipal de cultura.

O conselho é um órgão de controle social, e traz uma série de benefícios e autonomia para os artistas brasileiros, nesse caso o conselho é paritário e deliberativo, metade dele é composto por membros da sociedade civil, é um instrumento eficaz para uma gestão compartilhada entre Estado e Sociedade, cada qual exercendo seu papel. Os conselheiros têm a função de fiscalizar o trabalho realizado pelas secretarias, ser parceiro de projetos e coletivos culturais e criar estratégias para alavancar as questões culturais, tentando atender as necessidades de todas as linguagens artísticas dos municípios.

No caso de Franco da Rocha, foram formadas câmaras setoriais, que indicarão os conselheiros para eleição, que acontecerá no último domingo de agosto, no dia 28, às 16h. No conselho, teremos 5 representantes da sociedade civil e 5 representantes do poder público, todos os conselheiros deverão trabalhar junto a Secretaria Adjunta de Cultura, fiscalizando-a e propondo diretrizes para assegurar os direitos da classe artística da região, que merece avançar ainda mais nas conquistas culturais da cidade. Antes de ontem, diversos artistas preencheram uma ficha e demonstraram interesse em se candidatar como membro do Conselho, todos e todas que desejam concorrer à uma vaga nas câmaras para indicar seu representante, ou concorrer a própria cadeira no conselho, devem enviar RG, CPF, Comprovante de residência, currículo e comprovante de atuação na área por email para: cultura@francodarocha.sp.gov.br ou levar pessoalmente no Centro Cultural de Franco da Rocha.

[slideshow_deploy id=’15053′]

Então não esqueça, chamem todos que conhecer para essa eleição, que será no dia 28 de agosto, domingo, às 16h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá (Av. Sete de Setembro, s/nº,Centro, Franco da Rocha). Em seguida, vai ter Sarau para comemorar o conselho e também encerrando a programação do Festival de Inverno de Franco, que já está rolando, confira aqui a programação e até lá!