SLAM é resistência na quebrada!

SLAM é resistência na quebrada!

2 de agosto de 2016 0 Por Mariana Moura

IMG_3445Sábado passado, dia 30/07, foi mais uma data marcante pra nossa querida Franco da Rocha, onde acontece o nosso SLAM da Roça todo último sábado do mês, já estamos na terceira edição dessa batalha de poesias e a cada edição, conhecemos novos poetas e poetisas que estão fortalecendo nossa terra, que vibrou com essa noite forte.

Nosso parceiro e amigo de anos, Beto Bellinatti, apresenta o SLAM e entusiasma cada pessoa que passa, encorajando alguns a se inscrever e participar dessa batalha, onde a poesia é sempre a campeã. Antes das apresentações começarem, sempre rola um microfone aberto para que as pessoas possam dar recados, fazer um desabafo e ler textos próprios ou de outros autores.

Mas simbora contar como foi o SLAM, no começo da noite a lista estava tímida, mas como também seria o lançamento do livro “O canto do Lobo” do poeta guerreiro Lobinho, ele trouxe outros quatro slammers que vieram de longe para engrandecer a noite e fazer nossa batalha ferver. Lobinho lançou seu livro a 20,00, preço simbólico, já que o poeta ralou para ter essa obra em suas mãos, os textos dele são fortes e nos fazem refletir sobre as desigualdades sociais.

E foi dada a largada para os poetas e suas obras, os jurados já estavam com suas plaquinhas e desejando boas energias para os concorrentes. Começamos com 14 inscritos, que deram o melhor de si na primeira fase. Para a semi final, tivemos Betto Souza, Letícia Brito, Lobinho, Luz Ribeiro e eu, Mariana Moura. E pela primeira no nosso SLAM, a final foi só de minas, só teve capioas, que coincidentemente, eram lésbicas (o sapaslam, que teve até música e coreografia). Tive o prazer de enfrentar Leticia Brito e Luz Ribeiro, mulheres que eu só conhecia pela internet, em páginas de SLAM’s e vídeos delas recitando seus textos no Youtube, foi algo único, já que eu nem imaginava ficar entre os cinco poetas da noite, até agora não tenho palavras para descrever, só sei que foi lindo estar na final desse SLAM que está engatinhando ainda. Em terceiro lugar ficou Letícia Brito, com seus ótimos textos recitados de um jeito que lembra uma contadora de histórias. Houve um empate entre a brilhante Luz Ribeiro e eu, o desempate foi pelas palmas da plateia. Merecidamente, a vencedora da noite foi Luz Ribeiro, mulher guerreira maravilhosa, que nos apresentou textos incríveis e fortes, textos de fazer tremer a alma. Foi uma noite cheia de trocas, cheia de vida, como acontece sempre no nosso SLAM. Confira abaixo as fotos:

[slideshow_deploy id=’14921′]

O próximo SLAM da Roça acontecerá no dia 27/08, a partir das 19h, na frente da Casa de Cultura de Franco da Rocha. Chega mais e venha participar com a gente, a colheita é toda nossa. A realização do Slam da Roça é da Associação Cultural CONPOEMA junto com o agitador cultural Beto Bellinati.