Novidades do CONPOEMA Recebe… – Agosto

Novidades do CONPOEMA Recebe… – Agosto

1 de agosto de 2016 0 Por Meire Ramos

No mês de agosto o projeto CONPOEMA Recebe… traz pra nossa região duas atividades que provocarão o público a se quebrar e se recolocar diante do mundo, seja como cidadãos, seja como artistas, por meio de uma demonstração de trabalho, que será realizado em Franco da Rocha e uma apresentação teatral, em Francisco Morato, ambos com entrada gratuita.

Na primeira sexta-feira do mês, dia 5 de agosto, às 20h, o Centro Cultural de Franco da Rocha estará aberto para o RITO DE PARTILHA – corpo e poética de uma atriz sob o abismo, uma demonstração de trabalho da atriz Daniele Santana que atua no grupo Contadores de Mentira de Suzano, com 20 anos de história. Neste encontro será compartilhado com o público traços CR-160805de uma construção artística desenvolvida pelo grupo, que denomina seu trabalho como um Teatro de Metáfora, Rito e Celebração. Esta demonstração de trabalho traz por meio de recortes de cenas, exercícios cênicos, a dramaturgia física do grupo, às vezes estranho à formação tradicional de atores, mas com capacidade criativa inerente, de modo a celebrar um tema e não apenas interpretá-lo na dramaturgia da razão. Partindo da investigação do corpo para as construções de seus trabalhos, a pesquisa teórica que antecede esse momento dá a possibilidade de criar imagens, de construir uma estética, uma dramaturgia física, ou pode servir inicialmente apenas de impulso, de subpartitura, com uma direção que os permite seguir sem travas ou barreiras advindas do racional. Alguns conceitos trabalhados na demonstração da atriz: Teatro Antropológico, Estudos das Danças Orixás brasileiras dentro dos Terreiros de Candomblé, Estudos das Energias Femininas e Masculinas, Teatro de Grupo e Organização para além da cena, Manifestações da Cultura Popular no Brasil, Teatro e Celebração, Ritual Teatral, Conceito do “Atuador” e O Corpo Quebrado.
Em Francisco Morato o evento acontecerá no dia seguinte, 6 de agosto, com duas sessões, uma às 19h e CR-160806outra às 21h30, na Casa de Cultura Vinícius de Moraes, com apresentação do espetáculo Verniz Náutico para Tufos de Cabelo (contemplado por dois editais da secretaria do estado de São Paulo, o Proac de estímulo à dramaturgia de 2014 e o Proac de produção de espetáculos inéditos de 2015), que busca traçar uma linha de reflexão e questionamentos sobre a coisificação do ser humano. Os ingressos para assistir o espetáculo serão distribuídos no local da apresentação com 1 hora de antecedência e serão distribuídos 30 ingressos por sessão. Com dramaturgia de Victor Nóvoa, fundador integrante da Digna Companhia, e direção de Paulo Celestino do Grupo XIX de Teatro, com forte experiência na construção coletiva das obras, bem como na ocupação inusitada de espaços não convencionais, a obra aponta o excesso de valorização das relações de consumo, que desloca nosso imaginário para a aquisição desenfreada de bens materiais, estabelecendo padrões estéticos e éticos que emolduram o pensamento.
Sinopse: Duas mulheres confinadas em um espaço entulhado de coisas preparam uma festa de
aniversário para a personagem Mulher Inerte, que está em coma há anos. A tensão
entre elas vai aumentando à medida que histórias vão sendo reveladas e questões de
poder vão se explicitando. A partir de uma abordagem nonsense, a peça traz temas
como o acúmulo de objetos, a perda da experiência, a solidão e as relações de opressão
da vida privada. Neste jogo cênico que convoca a proximidade do público, a fragilidade
humana é desvelada cruamente.

Endereços:
Centro Cultural Newton Gomes de Sá – Av. Sete de Setembro, s/n, centro de Franco da Rocha
Casa de Cultura Vinícius de Moraes – Rua Azevedo Marques, 26 – Centro de Francisco Morato

Outras informações: 4488-8524

O CONPOEMA Recebe… é uma realização da Associação CONPOEMA, no ano de 2016 está contemplado pelo ProAC Tritório das Artes, pelo projeto Território CONPOEMA, e nessa edição conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha e da Secretaria de Cultura de Francisco Morato.

As atrações acontecem mensalmente com entrada sempre gratuita, acompanhe as próximas atividades da agenda CONPOEMA, clicando aqui.