O sarau pra nos sarar

O sarau pra nos sarar

11 de julho de 2016 0 Por Meire Ramos

_MG_0023Um morador de Francisco Morato que passou pelo centro da cidade um dia desses e viu um show que acontecia lá no calçadão, na programação do “CONPOEMA Recebe…”, nos perguntou como fazia para tocar suas músicas para o público também, então fizemos o convite para que ele comparecesse no nosso sarau, que aconteceria no sábado seguinte.
Antes das 19h do último sábado, dia 09, ainda finalizávamos a montagem, este homem adentrou nossa casa. Com grande surpresa, o recebemos felizes e pedimos que ele aguardasse o início do sarau. Ele sentou, esperou um pouco e pediu para tocar o violão, tirou algumas notas, mas logo pediu para passar as músicas no microfone. O sarau ainda não tinha começado, mas ele já estava ansioso por poder mostrar suas canções. Ele passou uma e depois outra, e de novo falamos que logo o sarau começaria, e que ele poderia tocar mais, então ele tratou de informar que tinha 70 composições, que poderia ir tocando até lá.
E um a um, os nossos amigos foram chegando, e os amigos dos amigos, e o Espaço CONPOEMA foi se enchendo, de gente e de uma ótima energia, que fazia todo mundo se conectar através da arte, e pulsar na mesma batida, ao som de atabaques, de violões, ou ao som de vozes e fortes palavras que nos atravessavam o peito.
Tivemos nesta edição, o lançamento do Zine Poesias no Fronte – a cidade armada em versos, com as poesias da querida Rosangela de Baros, que trazia questionamentos em especial sobre a realidade da mulher, que fez da noite ainda mais especial, a cada ponto abordado em suas poesias, como mãe, como trabalhadora, como educadora, como sujeito de direitos.
Pra falar bem a verdade, esta noite foi cercada de grandes momentos, como a cada vez que o Juninho – o moço que veio mostrar sua composições – subia no palco, com toda a sua simplicidade e cheio de vontade, num repertório de MPB e Bossa Nova, ou a cada vez que as crianças tomava o palco pra si, tão cheias de certeza que este também é um espaço delas, e que podem se expressar livremente, ou quando tivemos a chance de ver uma apresentação rica em beleza e força, nos presenteando com canções e cordéis da cultura nordestina.
E por vermos tantos rostos resistentes, que estão criando, tocando, escrevendo, e pela felicidade de também vermos novos rostos por aqui, de gente que foi convidado e veio, de gente que mora por perto e veio, de gente que tava passando e veio, de gente que se preparou o mês inteiro e veio.
Isso tudo fortalece tanto, nos tira um tanto do peso que se cria no dia a dia, nos tira pra dançar, e podemos brincar e brindar mais uma vez.

Confira o registro abaixo!

[slideshow_deploy id=’14467′]

O Sarau CONPOEMA é realizado por nós, da Associação Cultural CONPOEMA, sempre no segundo sábado de cada mês, e esse ano, ele acontece através do projeto Território CONPOEMA, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.