Slam da Roça de Julho!

Slam da Roça de Julho!

1 de julho de 2016 0 Por Fabia Pierangeli

IMG_1932Desde 2007, a Associação Cultural CONPOEMA, através de seus núcleos artísticos, atua em Francisco Morato, Franco da Rocha e região. Faz quase uma década já que decidimos resistir por aqui e a forma que escolhemos pra lutar, foi fazendo Arte, poetizando nossos dias, nossas ruas, os espaços públicos e as nossas relações. Muitas de nossas ações colocam a palavra no centro, a poesia em foco. Temos um espetáculo de teatro, o “Conto de todas as cores”, realizado através do Teatro Girandolá, núcleo artístico da CONPOEMA, que foi criado a partir de um livro de poesia para crianças, “Lili inventa o mundo”, de Mario Quintana. Desde 2009 publicamos mensalmente o Informativo Ôxe!, jornal comunitário, que traz na maior parte de suas páginas textos literários de escritores locais. Desde 2011 realizamos o concurso de poesias Professor Roberto Tonellotti, que nesse ano de 2016 foi realizado em sua sexta edição. Em 2012 nasceu o Sarau CONPOEMA, um espaço aberto de incentivo a livre expressão e a partir dele surgiu também o projeto de publicação do zine poesias no front, uma pequena publicação impressa, feita de forma artesanal, que divulga os textos de poetas de nossa região. E nesse ano de 2016 nasce o Slam da Roça, um campeonato de poesias que foi idealizado e está sendo realizado em parceria com nosso grande amigo e parcerio, agitador cultural, Beto Belinatti.

O Slam da Roça nasceu em maio desse ano, dentro da programação do nosso festival de Artes Integradas “Oxandolá [In] Festa”, festa que realizamos desde 2010 para comemorar mais um ano de resistência com Arte em nossa região. E não tinha data melhor pra essa batalha nascer, porque o Slam é um espaço de resistência e celebração poética, onde a palavra reina com soberania absoluta.

E lá vamos nós para a terceira edição do nosso Slam da Roça, que acontecerá no dia 30 de julho, a partir das 19h30, na frente da Casa de Cultura de Franco da Rocha (Boulevard Giuliano Cechettinni, Centro, Franco da Rocha, SP).

Para os que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer um SLAM e não sabe muito bem  o que é e como funciona… SLAMs ou Poetry SLAMs são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público presente, dá nota aos poetas, que se apresentarão no dia. O júri leva em consideração principalmente dois critérios: a poesia e o desempenho. Em resumo, SLAM é o “esporte” da poesia falada!

O SLAM da Roça acontece todo último sábado do mês na frente da Casa de Cultura de Franco da Rocha. Chega mais e venha participar dessa batalha pra lá de divertida onde não importa quem vença, porque o que vence mesmo e sempre, é a poesia.

O poeta chegou, tá na roça! E que a poesia continue se dando, em cada um de nós!!!