Poesia de baciada!

Poesia de baciada!

20 de junho de 2016 0 Por Meire Ramos

_MG_1195Nós começamos a desenvolver atividades culturais esporádicas pela região ainda em 2009, até que ao longo dos anos fomos inserindo um pequeno calendário com atividades fixas mensais, e hoje temos realizado atividades de fruição e formação para as artes semanalmente. É uma grande alegria!
Neste fim de semana que passou, realizamos ações alicerçadas na poesia, que passaram por 3 cidades da Bacia do Juquery: na nossa sede que fica na Vila Suíça, no CEU das artes, no Jd. Vassouras, na Vila Lanfranchi, em Franco da Rocha e fomos até pra Caieiras.
Na sexta-feira, fomos agraciados com a visita da Cia Educatho, da capital paulista, que veio até o nosso Espaço CONPOEMA, com uma intervenção dos carteiros literários. O Cantinho CONPOEMA de Leitura estava cheio de crianças que adoraram receber cartas poéticas! Além disso a meninada criou junto à Cia uma divertida história continuada, de um gato xadrez falante que virou palhaço de circo. A Cia Educatho está realizando uma ocupação na Biblioteca municipal de Morato, e além da intervenção, deixou conosco uma caixa-correio para que as crianças do bairro possam escrever cartas com histórias, para que eles as usem na construção de um espetáculo teatral. Nós também ficamos muito felizes com a visita e estamos muito animados com o resultado disso tudo!
Veja as fotos da intervenção abaixo, e acompanhe as atividades da Educatho em Francisco Morato por aqui!

[slideshow_deploy id=’13969′]

No sábado, foi dia da comunidade do Jd. Vassouras receber mais um OCUPACEU! Foi muito bonito de ver o equipamento lotado de famílias, o sol saiu pra aquecer a tarde, e a criançada aproveitou bastante o CEU! Soltaram pipa, brincaram no playground, jogaram futebol, os adolescentes na pista de skate, e ainda teve mediação de leitura, brincadeiras de roda, brincadeiras populares e muita alegria! Os Brincantes Ambulantes, do Teatro Girandolá, também estavam presente, envolvendo a todos com suas canções, cores e poesias. Por onde passaram receberam carinho e atenção, e juntaram um bocado de gente pra conhecer poesias curativas, trocar memórias por poesia e versos por balões.
E a palavra encantou os meninos e seus pais, e as pilastras pintadas com poesia cravam naquele lugar nossos pensamentos e desejos, e mais livros foram distribuídos para que que esse encanto seja permanente!

Confira as imagens:

[slideshow_deploy id=’13987′]

E os Brincantes Ambulantes seguiram viagem ainda no sábado a noite, para o Sarau de Caieiras, onde se puseram a poetizar, e a apresentação abriu espaço para a construção de relações, para um papo, para falar da infância, das recordações, dos anseios e daquilo que faz o coração pulsar. De mesa em mesa os 04 artistas doavam versos, e ganharam muitas histórias, e com grande emoção, também muitos sorrisos. Todos ali estavam muito receptivos e tornaram a noite muito especial. O Sarau Cultural de Caieiras, acontece no bairro Morro Grande, no espaço Porco a Pá, e possibilita aos artistas da região um importante local de experimentação artística, o Teatro Girandolá por diversas vezes apresentou-se lá, levando cenas e compartilhando seus processos de trabalhos. Vale a pena conhecer!
Fique com as imagens dos Brincantes Ambulantes no sarau:

[slideshow_deploy id=’14013′]

No domingo, tivemos a 14ª apresentação do projeto Conto de Todas as Cores – colorindo nosso quintal, que foi contemplado pelo ProAC, do Governo do Estado de São Paulo, e os moradores da Vila Lanfranchi em Franco da Rocha nos receberam de braços abertos e tivemos uma deliciosa manhã de brincadeiras. O Conto também contribui para a difusão da obra Mário Quintana, pois foi inspirado no livro “Lili nventa o mundo”, do poeta.
Você poderá conferir um texto especial e também as fotos sobre esta apresentação amanhã aqui no site!

Fique atento na nossa agenda de atividades e se divirta sem pagar nada!

Mais informações: 44888524