O Oxandolá se faz de mãos dadas

O Oxandolá se faz de mãos dadas

13 de junho de 2016 0 Por Meire Ramos

Chegamos ao fim de mais um Oxandolá, com uma festa verdadeiramente bela, pois depositamos toda nossa força e nossa vontade, e o que tínhamos de melhor. Para nós foi uma enorme felicidade ver a edição de 2016 acontecer, após o baque de não termos sido contemplados pelo edital do ProAC que vinha há 04 anos garantindo sua realização. Mas não, nós não o interrompemos, nós buscamos forças, e temos muito a agradecer a todos que disponibilizaram seus trabalhos sem ter nenhum apontamento de verba, pois estavam conosco na militância. Quer coisa mais gratificante do que saber que temos com quem contar? E o nosso agradecimento especial vai para a secretária adjunta de cultura de Franco da Rocha, Taiana Garcia, que ao perceber que estávamos sem recursos financeiros, topou co-realizá-lo, garantindo os 13 dias de atividades programadas.
E nesse último fim de semana, mesmo com as massas polares que invadiram nossa região, tivemos 3 incríveis atrações:
No sábado, dia 11, tivemos o Sarau CONPOEMA com a premiação da 6ª edição do Concurso de Poesias Profº Roberto T_MG_9615onellotti, numa noite muito especial com a presença de muitos poetas participantes do concurso e muitos amigos cativos que botaram suas roupas mais quentinhas para estarem na nossa sede nesse momento tão importante pra nós. Os abraços, as músicas e a poesia nos aqueceram, e a participação espontânea da meninada da Vila Suíça, ainda mais!
Para quem não pode vir, abaixo a lista dos poetas vencedores do concurso:

Melhor da Região:

Danilo Pique Lopez Salinas – Franco da Rocha/SP

Aeternitas

Categoria Infantil:

1º Lugar – Thiago Enrico Costa Cardoso – Iepê/SP
A noite

2º Lugar – Mikelly Victoria Lopes de Andrade – São Paulo/SP
Meu Coração

3º Lugar – Vitor Hugo Silva Peres – São Paulo/SP
Minha história

Categoria Juvenil:

1º Lugar – Brígida de Almeida Estevam Custódio – Amparo/SP
Doloroso Cárcere

2º Lugar – Vitória Borges Bulhões – Florianópolis/SC
No tic-tac do relógio

3º Lugar – Sophia de Fátima Sousa Lima – São Paulo/SP
Minha história está injetada

Categoria Adulto:

1º Lugar – Gianpaulo Alves Medeiros – Lages/SC
Flor

2º Lugar – João Paulo Hergesel – Alumínio/SP
Eu, mariposa

3º Lugar – Josafá Paulino de Lima – Campina Grande/PB
Prosa de animal faminto

Conheça as poesias escolhidas pela comissão de seleção, por aqui!

E as fotos do Sarau CONPOEMA podem ser conferidas abaixo!

[slideshow_deploy id=’13836′]
E ontem cedinho, já estávamos de pé de novo, para levarmos o Conto de Todas as Cores para o quintal da Capela de São Pedro, na Vila Palmares, em Franco da Rocha, na circulação do ProAC. E a criançada também não se intimidou com o frio, nos recebendo com muita alegria.
As fotos e todos os detalhes desta apresentação você pode conferir por aqui!
_MG_0138A tarde voltamos para nosso espaço para o último evento do festival, a 4ª edição do Circuito Rock Morato, que contou com o show de 3 bandas. A parceria estabelecida com os idealizadores desse evento tem sido muito importante para nós, pois vemos jovens músicos engajados em transformar a realidade de seu lugar, que tem muita força criativa, que mobilizam muitas outras pessoas, criam redes, e espaços para a experimentação e apreciação musical. Todas as edições realizadas foram muito significativas e poder fechar o Oxandolá com esse evento, é poder contribuir para que este movimento cresça e ao mesmo tempo nos renovar as energias, com quem está cheio de esperanças e garra para compartilhar.
Abanda que abriu o evento desta vez, foi a moratense Alla XIX, com um som autoral, que instaurou um clima agradável para o fim de tarde. Com músicas mais tranquilas o público pode se atentar as letras que buscavam falar do cotidiano de maneira poética.
A Old Skull Soldiers veio de Pirituba com o seu hardcore, e suas letras cheias de contestações sobre a sociedade, de cara pegou na veia, a periferia estava sendo representada no palco, e público curtiu intensamente com os músicos!
A terceira banda que tocou, já tinha dado uma palinha na 3ª edição do circuito, e voltou com seu repertório completo, com músicas autorais que integram o EP da banda. Os Devotos do Kaos, difundem o espírito livre, e trazem a liberdade para o palco com performances vocais e performáticas descontraídas, sem perder o caráter reflexivo.
Abaixo curta o registro da noite!

[slideshow_deploy id=’13874′]

Acabou o Oxandolá, mas ele volta em 2017, e voltaremos com certeza, depois dessa experiência, ainda mais fortalecidos! Esperamos que vocês tenham gostado e aproveitado assim como a gente!
Até o ano que vem!!!