Suspensão de atendimento – Cantinho de Leitura CONPOEMA

Suspensão de atendimento – Cantinho de Leitura CONPOEMA

8 de junho de 2016 0 Por Fabia Pierangeli

Telha arrancada por onde invadiram o Espaço CONPOEMA

É com enorme pesar que informamos @ tod@s @s amig@s, parceir@s e frequentadores da nossa Biblioteca Comunitária, o Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeiras que, durante a madrugada do dia de hoje, invadiram o Espaço CONPOEMA, onde funciona nossa Biblioteca, quebrando nosso telhado e furtando um notebook. Esse ato, embora tenha nos trazido alguns prejuízos materiais, com a perda do notebook e o conserto do telhado, nos trouxe inúmeros prejuízos imateriais.

O primeiro deles é a suspensão, pelo menos até o final dessa semana, do empréstimo de livros à comunidade e do atendimento às crianças e adolescentes que diariamente frequentam nosso Cantinho de Leitura, pois temos que consertar o que foi quebrado e também teremos que arrumar um outro computador, que possa ser utilizado para o cadastro de usuários e empréstimo dos livros.

Sabemos que esse tipo de coisa acontece todos os dias em nossa cidade, em nosso estado, em nosso país, mas quando acontece tão perto da gente, parece que vem nos mostrar o quanto estamos inseguros e vulneráveis. Acontece pra nos deixar perplexos! Talvez, pra nos fazer pensar, mais severamente ainda, no quanto somos reféns de uma indústria de miséria, que é alimentada e mantida por esse sistema capitalista nefasto. Nossa sede funciona na Vila Suíça, em Francisco Morato desde 2009. Há exatamente 1 ano decidimos colocar uma porta de aço com acesso direto à rua para deixar esse espaço mais aberto e acessível para a comunidade do entorno e há quase 3 meses, essa porta tem sido mantida aberta, diariamente, para receber essa comunidade. Nós abrimos as portas da nossa casa pra receber nossa comunidade, uma comunidade que sofre de muitas privações, que é usurpada diariamente. E hoje nos furtaram, furtaram a nós e a nossa comunidade. Hoje, muitas crianças que vieram até aqui, para brincar ou para pegar um livro emprestado, voltaram para suas casas de mãos abanando e com seus corações inquietos, elas olhavam incrédulas as marcas de pés nas paredes e os livros e revistas pisoteados, sem entenderem muito bem o motivo que levava alguém a fazer aquilo.

Hoje, nossos corações amanheceram inquietos e nossa razão tenta buscar motivos fortes o suficiente pra colocar o sentimento de esperança na frente do sentimento de raiva e indignação. Desde a manhã, estamos aqui, de luto, consertando o que foi quebrado, por dentro e por fora da gente, tentando entender o que aconteceu e tentando não sentir raiva ou condenar os seres humanos que estiveram aqui, desparafusaram nossa telha, adentraram nosso espaço, escalaram nossa parede, pisaram nossos livros, derrubaram nossas obras de Arte das paredes e partiram, levando nosso notebook.

IMG-20160608-WA0006Que possamos seguir em frente com o entendimento de que os autores desse furto são tão vítimas quanto a gente. Nós e eles somos vítimas dessa maldita indústria da miséria que o capitalismo alimenta pra continuar existindo. Que possamos seguir, com muita esperança dentro do peito para continuarmos lutando contra as injustiças e mazelas sociais. Que possamos seguir com muita determinação em nossas ações, para que elas possam contribuir com o trilhar de novas possibilidades de caminhos aos que a elas tiverem acesso.

Que possamos seguir em frente, a despeito de tudo o que nos está posto!!!