A infestAção cultural continua

A infestAção cultural continua

1 de junho de 2016 0 Por Meire Ramos

BTN-Oxandola2016#1Dia após dia vemos nosso país despencar, com a corrupção que o assola, nossos direitos sendo usurpados, o desemprego, a violência, e a insegurança do que virá. E é neste momento, de muita tensão, que estamos realizando um festival de artes aqui na nossa região, um festival que começou no dia 13 de maio e que comemora nossa existência, que junta muitas mãos, junta muita gente que acredita que este país deve ser democrático, deve ser de todos, junta muita gente que combate o ódio, que combate o preconceito.

As obras apresentadas e os espaços de reflexão possibilitados pelo Oxandolá apresentam outro modo de estar no mundo. E nós comemoramos sim a nossa força de resistir, a nossa marra de realizar arte quando nos dizem: vagabundos, e a garra de todos que estão do lado de cá da linha.

Estejam com a gente nesta programação, e fortaleçamo-nos nesta luta! As atrações são nas linguagens de teatro, música e literatura, acontecem nas cidades de Franco da Rocha e Francisco Morato, e são inteiramente gratuitas. Confira as últimas atividades:

5 de junho (dom)– Em Franco da Rocha

Das 13h às 17h – Oficina “O Teatro na comunidade a partir da tradição oral”, com Andaime Teatro (No Centro Cultural Newton Gomes de Sá)

19h – Espetáculo teatral “Lugar onde o peixe para”, com Andaime Teatro (No Centro Cultural Newton Gomes de Sá)

O grupo Andaime, de Piracicaba, fundado em 1986, vem se consolidando como importante produtor cultural do interior paulista, e trará para o Centro Cultural de Franco da Rocha uma oficina e um espetáculo teatral.“O teatro na comunidade a partir da tradição oral” é uma atividade composta pela exibição do videodocumentário “O Teatro de memórias do Grupo Andaime”, um debate e uma demonstração de trabalho coordenada por Antonio Chapéu, e será realizada no período da tarde. A noite o grupo apresentará o “Lugar onde o peixe para”, um texto autoral, que estreou em setembro de 1996, e retrata o universo caipira.

20h30 – Espetáculo musical, com Elves Ferreira (Calçadão em frente a Casa de Cultura)

Elves Ferreiras, poeta, ator, e músico francorrochense. O espetáculo musical apresentará um repertório autoral, que passeia pelo MPB, Samba e Rock.

Mais informações.

11 de junho (sáb) – no Espaço CONPOEMA, Em Francisco Morato

19h – Sarau CONPOEMA, com premiação do VI Concurso Professor Roberto Tonellotti

Essa edição do Sarau é mais do que especial, o  VI Concurso Professor Roberto Tonellotti recebeu 568 inscrições, sendo 496 na categoria adulto, 53 na categoria juvenil e 19 na categoria infantil, vindas de quase todos os estados do Brasil e também do Japão e da Alemanha. Nesta noite serão premiados 3 poemas de cada categoria, em ordem de 1o, 2o e 3o lugar e as menções honrosas da região e do Brasil. Não vai perder esse dia, né?!

Mais informações.

12 de junho (dom) – Em Franco da Rocha e Francisco Morato

09h30 – Oficina de sensibilização artística, com Silvia Sapucaia e Shirla Pereira (Vila Palmares, em Franco da Rocha)

11h – Espetáculo de teatro para crianças “Conto de todas as cores”, com o Teatro Girandolá (Vila Palmares, em Franco da Rocha)

Com muita felicidade estaremos no fechamento da programação com o “Conto de Todas as Cores”, contemplado pelo ProAC, e iremos até a Vila Palmares, com muitos livros e histórias que farão as crianças passearem por outros universos incríveis.

17h – Apresentações musicais: Circuito Rock Morato (No Espaço CONPOEMA)

No fim da tarde, o Espaço CONPOEMA estará aberto para que os jovens e adultos curtam um bom som! A 4a edição do Circuito Rock Morato unirá muito do que idealizamos, a valorização do trabalho autoral e a disseminação da arte produzida pelos nossos conterrâneos! O público poderá conhecer duas bandas locais, e uma banda que atua na capital de São Paulo.

Mais informações.

 Outras informações sobre o festival: https://conpoema.org/?p=12763 ou 44888524

O Oxandolá [In]Festa é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, e no ano de 2016, o evento conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, que através da sua Secretaria Adjunta de Cultura, co­realiza o festival junto com a gente.