Começou a festa que une toda a região pela arte!

Começou a festa que une toda a região pela arte!

16 de maio de 2016 0 Por Meire Ramos

O tão e_MG_6303sperado dia chegou!  Iniciamos a programação do festival que traz um mês de atrações gratuitas, juntando as cidades e fazendo uma grande festa com os moradores de Franco da Rocha e Francisco Morato. São 09 anos de Teatro Girandolá, 07 anos de Informativo Ôxe!, 06 anos de Oxandolá [In]Festa, e logo serão 04 de Associação CONPOEMA, então temos muito o que comemorar!

Para nós, este é um momento muito especial, em tempos tão difíceis e com grana curta, realizar o Oxandolá é poder aterrar os pés no nosso chão para nos firmar, é reafirmar a nossa escolha de vida, é poder mostrar a que viemos e no que acreditamos, na força da colaboração e na escolha pelo afeto.

É uma grande felicidade poder ver as duas cidades unidas nesta programação, na sexta-feira, dia 13,  na abertura do festival tivemos no palco do Centro Cultural de Franco da Rocha a apresentação do espetáculo infantil “Que bicho é esse?”, do grupo Pasárgada, e na plateia, a presença de centenas de pessoas, dentre elas alunos e alunas de escolas de Franco da Rocha e Francisco Morato.

A peça foi diversão garantida para as crianças, mas só foi possível pelo esforço mutuo das cidades, e de muitas pessoas que colaboraram para que esses pequenos tivessem a oportunidade de conhecer uma obra popular, construída a partir dos contos de Camará Cascudo.

[slideshow_deploy id=’12970′]

Com objetos encontrados no dia-a-dia, como vassouras e embalagens de produtos de limpeza, nasceram criativos bonecos e adereços cênicos, e através de diversos instrumentos musicais o grupo fez a plateia conhecer a história de uma princesa que queria criar seu bichinho de estimação numa boa, em vez de se casar. A meninada riu a beça e lá estava a sementinha plantada, fazendo com que os pequenos e também os adultos ali presentes pensassem de forma lúdica a respeito do papel esperado para meninas e meninos em nossa sociedade.

Além das escolas, a apresentação era aberta pra comunidade, e também estavam lá famílias curtindo este primeiro dia de atividades, tivemos a presença especial do prefeito de Franco da Rocha, Kiko Celeguim, junto da sua família e da Secretária Adjunta de Cultura da cidade, Taiana Garcia, e, que apoia e através da sua secretaria co-realiza esta 7ª edição. Foi lindo ver o espaço repleto de gente numa tarde de sexta-feira!

E de lá pra cá, a programação não parou, estamos virando os dias com muita arte e cultura!

_MG_6509No sábado, dia 14, percorremos a Vila Suíça, bairro da nossa sede, em Francisco Morato, animando os moradores de porta em porta. Os Brincantes Ambulantes, do Teatro Girandolá, convidavam os vizinhos para um respiro no seu dia, para sorrirem e se encantarem com a simplicidade da música popular e poesia.

Com a boa surpresa, a alegria veio a tona, e os adultos e crianças entraram no universo poético, através das receitas curadoras de Dona Maria das Palavras, dos balões com doces mensagens, e também deixaram que os brincantes entrassem em seu universo particular, contando e trocando suas memórias. A brincadeira foi tão boa, que foi parar no centro da cidade! Esse percurso serviu também para convidar a população para conhecer o Espaço CONPOEMA, e as atividades que nele desenvolvemos, e para comparecerem no Sarau que aconteceria mais a noite.

[slideshow_deploy id=’12991′]

As 19h, já com as portas abertas desde a tarde, o nosso Espaço estava com a criançada do bairro, que escolhiam nos livros as poesias que seriam apresentadas, a espera do Sarau CONPOEMA.

A deliciosa noite, reuniu nossos amigos e parceiros de longa data, e também os novos, que através do _MG_6786projeto Território CONPOEMA, estão podendo acessar com mais facilidade as ações que desenvolvemos. E foi muito bom rever ali os rostinhos que tínhamos encontrado pela cidade mais cedo, e que atenderam o nosso chamado!

A festança foi muito boa, com direito a poesia e música autoral, produzida aqui por nossa gente, com direito a poesia declamada por criança, pra encher nosso peito de esperança, e com a beleza e a força que é se colocar em risco em cada nova apresentação.

Mais uma vez a casa cheia, mais uma vez saímos realizados e felizes com a possibilidade de construirmos juntos uma nova cena para a nossa região.

No sarau também tinha gente de todo canto, e já não sabemos quem é de onde, porque a arte rompe barreiras, e estamos vendo a construção de uma consciência coletiva, que nos convida a olhar e caminhar juntos, sem que haja a demarcação das fronteiras, voltando a sermos um só povo, assim como nasceu nossa região!

[slideshow_deploy id=’13013′]

As atividades do festival Oxandolá [In]Festa 2016, vão até o dia 12 de junho, tem muita coisa boa pela frente!

Hoje e domingo, nos encantamos com o espetáculo Cocô de Passarinho, da Cia. Noz de Teatro, dança e animação, e vocês poderão conferir o registro das apresentações nos próximos textos.

Acompanhe, e compareça! Nesta quinta-feira, dia 19, é dia de Efêmeras, um espetáculo teatral, que será apresentado em Franco da Rocha, às 20h.

Para mais informações clique aqui ou ligue 44888524.

O Oxandolá [In]Festa é uma realização da Associação Cultural CONPOEMA, e no ano de 2016, o evento conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, que através da sua Secretaria Adjunta de Cultura, co­realiza o festival junto com a gente.